terça-feira, 31 de maio de 2011

Rodada do Brasileirão foi ofuscada pela final da Liga dos Campeões da Europa


Liderado pelo melhor jogador de futebol do mundo, Lionel Messi, o também melhor time do mundo, o Barcelona, conquistou de forma brilhante a Champions League, vencendo o Manchester United, por 3x1, no belíssimo estádio de Wembley, dia 28 de maio, último.
O jogo foi uma aula de futebol que poderia ser assimilada pelos técnicos e jogadores brasileiros, mesmo sendo nós, brasileiros, considerados os melhores do planeta.
Os dois técnicos prepararam bem suas equipes, estudaram seus adversários, acompanharam atentamente a partida, mas deixaram seus jogadores atuarem em paz, fazendo apenas orientações esporádicas, ao contrário da maioria dos técnicos brasileiros que ficam o tempo todo à beira do gramado, esbravejando e fazendo uma verdadeira palhaçada, que mais prejudica que ajuda seus atletas.
Os jogadores atuaram de forma coletiva, tocando a bola com rapidez e eficiencia. Não vimos jogadores simulando faltas ou pressionando o árbitro como é tão comum no Brasil.
O que vimos foi um futebol de alto nível, com toques rápidos e precisos, um verdadeiro futebol arte. O Barcelona manteve a posse da bola o tempo todo e o que é mais incrível, no campo do adversário.
Esta espetacular equipe espanhola está provando que não é mais necessário manter um atacante fixo na área, o antigo centroavante, para o qual se levantavam bolas, na jogada chamada de chuveirinho.
No Barcelona os atacantes se movimentam muito e sempre há alguem na área para finalizar, que poderá ser um atacante ou um jogador que venha de trás.
Foi um autentico show de bola, que espero tenha sido observado pelos nossos técnicos e jogadores.  

Um comentário:

  1. Excelente comentário, mas falar que temos que aprender com um argentino é de doer... Entre ele e Neymar, quem ganha? Quem sabe não vai ser o novo embate daqui há alguns anos, no lugar da rivalidade Pelé x Maradona? (apesar desta ser ridícula, não dá pra comparar - apesar de o Maradona ter feito uma bela "carreira")

    ResponderExcluir