segunda-feira, 23 de maio de 2011

Começou o mais disputado campeonato de futebol do mundo

Neste final de semana começou o campeonato brasileiro de futebol, popularmente conhecido como o Brasileirão. É o nono ano consecutivo que ele é disputado por pontos corridos, como ocorre na grande maioria dos países. É a forma mais justa, pois todas as equipes jogam contra as demais, tanto em seu próprio estádio como no estádio do adversário. Não consigo entender como alguns jornalistas e dirigentes esportivos ainda defendem a antiga fórmula de disputa, quando numa primeira fase todos jogavam todos contra todos e numa segunda fase o campeonato se transformava em mata-mata, o que provocava muitas injustiças.

Nosso campeonato é considerado o mais disputado do mundo, tendo em vista que dos vinte times participantes, temos pelo menos oito com boas probabilidades de conquistar o título.

O nível técnico é que poderia ser muito superior, não fosse a grande evasão de nossos principais jogadores, cujos direitos econômicos são adquiridos por equipes, principalmente, da Europa. Felizmente já há um movimento inverso e estamos conseguindo repatriar pelos menos alguns craques.

Fazer qualquer prognóstico sobre o possível campeão seria apenas um palpite sem qualquer fundamento, mas podemos citar alguns possíveis candidatos com maior potencial.

Santos, São Paulo, Fluminense, Flamengo, Cruzeiro e Internacional, pelo elenco de jogadores e pela tradição em conquistas importantes podem ser considerados um pouco acima dos demais concorrentes, mas tudo pode mudar numa disputa com trinta e oito rodadas e quase sete meses de duração.

Tivemos os seguintes resultados nesta primeira rodada: Flamengo 4x0 Avaí; Ceará 1x3 Vasco; Atlético-MG 3x0 Atlético-PR; América MG 2x1 Bahia; Santos 1x1 Internacional; Fluminense 0x2 São Paulo; Palmeiras 1x0 Botafogo; Grêmio 1x2 Corinthians; Coritiba 0x1 Atlético GO; Figueirense 1x0 Cruzeiro.

Tivemos 24 gols na rodada, com média de 2,4 por partida e menos de 10.000 pagantes por jogo.

A primeira rodada não permite qualquer análise sobre o comportamento das equipes ao longo da competição, mesmo porque os times que estão envolvidos na disputa da Copa do Brasil e da Taça Libertadores pouparam seus titulares, além da visível queda das equipes que conquistaram os campeonatos estaduais no último final de semana, como é o caso de Internacional e Cruzeiro. Provavelmente em decorrência da ressaca causada pelas comemorações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário