quinta-feira, 24 de março de 2011

A Vergonha de Ser Político

Houve uma época no Brasil e isso já faz algum tempo, em que ser político significava um grande risco de perder o próprio patrimônio. É isso mesmo, perder o próprio patrimônio. É claro que naquele tempo já existiam políticos corruptos, que se enriqueciam com o dinheiro público. Esta herança remonta à época do descobrimento do país.  Mas roubar não era tão fácil e tão corriqueiro como hoje. As campanhas eleitorais eram bancadas pelos próprios candidatos, os salários de todos os cargos públicos eram muito baixos, muitos políticos atendiam às demandas de seus eleitores com os seus próprios recursos e parece até que existiam pessoas bem intencionadas.  A verdade é que, quando alguém pretendia ingressar na vida pública, havia muita reação contrária da família. Eram citadas várias histórias de pessoas que, após ingressarem na vida pública, perderam grandes fortunas. É difícil acreditar nisso hoje, mas quem viveu nesta época sabe disso.
Hoje, ao contrário, quem pretende ingressar na política tem o apoio de todos os parentes e amigos, pois sua possível ascensão pode representar um grande benefício a todos (parentes e amigos, é claro!).
Observamos que existem dois tipos de pessoas, particularmente, que se interessam muito em se tornar políticos. Aqueles que pretendem se enriquecer rapidamente e aqueles que respondem por diversos processos judiciais e pretendem se tornar imunes aos rigores da lei.
Infelizmente são tantos os escândalos e tantos os maus exemplos dos políticos que, invariavelmente, acabamos sempre associando a imagem de um político ao ladrão, ao corrupto, ao desonesto.
É claro que existem políticos sérios neste país, pessoas que exercem cargos públicos com correção e tratam o dinheiro público com parcimônia, políticos que gastam de seus próprios recursos para atender à população carente. São poucos, mas existem.
No entanto, na sua maioria e, principalmene, a nível nacional o que vemos desanimador. Quando alguém nos é apresentado como sendo político, nossa inferência é imediata e negativa.  A verdade é que hoje é uma vergonha ser político no Brasil. Infelizmente!

3 comentários:

  1. Oi, Nivaldo!
    Antes de comentar esse seu post, devo agradecer o seu esclarecimento no post do Obama. Obrigada!

    Em relação aos políticos, tenho certeza de que, se esses cargos fossem voluntários, sem salário, mais da metade não se candidataria. Poucos estão realmente interessados em trabalhar pelo povo. Mas tbm tenho certeza de que nem todos são corruptos. Meu pai já foi vereador há décadas atrás e hoje meu tio é prefeito e minha família não se agrada muito, pois ainda se torra patrimônios pessoais para ganhar uma eleição, pode acreditar!

    Falta conferirmos as fichas dos nossos candidatos a cada 2 anos, né?

    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Kaká,

    Desculpe-me se eu generalizei quando tratei dos políticos corruptos, mas há uma ressalva no meu texto, quando afirmo acreditar que exista político correto. Ocorre que a política, a nível nacional, é tão suja, tão cheia de escandalos que a genta acaba reneralizando mesmo. Mas é claro que existe gente séria neste meio, pena que são poucos e tão pouco divulgados.
    Muito obrigado pela observação

    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nivado! Eu vi sua ressalva. Não se preocupe, tbm penso como vc.

    Bjos.

    ResponderExcluir