segunda-feira, 28 de março de 2011

Capeonatos Estaduais de Futebol


Campeonato Mineiro


Cruzeiro e América fizeram ontem a melhor partida do campeonato. Muita técnica, disposição, raça e belos gols justificaram o título de clássico para esta partida. O Cruzeiro demonstrou mais uma vez seu poder de fogo, jogando ofensivamente e mantendo a média de três gols por partida. Por outro lado, sua defesa sofreu dois gols embora continue com uma média de gols sofridos, muito baixa. Particularmente eu considero que este bom desempenho da defesa do Cruzeiro esconde uma deficiência no seu sistema defensivo, pois observo que todas as vezes que o adversário cria coragem e passa a atacar o time celeste, surgem muitas oportunidades de gol. Aí aparecem as ótimas defesas do Fábio, além da incompetência dos atacantes adversários que tem perdido inúmeros gols. Ontem foi assim, o América marcou dois gols e desperdiçou outras boas oportunidades. O Cuca terá que analisar o que está acontecendo e corrigir esta falha. Quanto ao América ficou nítido que a equipe realmente melhorou muito no último ano, o time está bem treinado, compacto, defende bem, tem um meio de campo criativo e ataca com competência. Isto é alentador, pois o time irá disputar a série A, do campeonato brasileiro e poderá fazer uma boa campanha.
Quanto ao provável campeão, o Cruzeiro está despontando como favorito, pois tem o melhor elenco e apresenta os melhores resultados em campo, mas como o campeonato é disputado na primeira fase por pontos corridos e depois se transforma em mata-mata, tudo pode acontecer. Esta fórmula de disputa, disseminada pelos campeonatos regionais, é totalmente injusta e, na maioria das vezes, não premia a equipe que demonstrou mais qualidade ao longo da competição.

Campeonato Paulista



No Campeonato paulista, o grande destaque foi a vitória do São Paulo sobre o Corinthians por 2 x 1. Esta vitória do São Paulo depois de quatro anos sem ganhar do seu maior adversário já seria uma façanha, mas ganhar com o centésimo gol do Rogério Ceni foi mais que qualquer torcedor do São Paulo poderia esperar. Este goleiro é fantástico e por quase duas décadas é um dos melhores goleiros do Brasil, além de ser um exímio cobrador de faltas e pênaltis. Mesmo assim teve poucas oportunidades na Seleção Brasileira. Sempre foi injustiçado, como foi também o goleiro Raul, que durante quinze anos foi o melhor goleiro do Brasil e nunca disputou uma Copa do Mundo.
A fase final do campeonato, que também é pelo sistema mata-mata promete ser muito acirrada, sem qualquer favoritismo. O que podemos arriscar é que o título ficará com um dos quatro times grandes.


Campeonato Carioca



No Campeonato Carioca os destaques são a surpreendente queda de produção do Fluminense, que após conquistar o campeonato brasileiro recomeçou o ano apresentando um péssimo futebol e a recuperação do Vasco, que disputou um primeiro turno deplorável e agora vem mostrando um bom desempenho.
Quanto ao Flamengo temos muito ôba-ôba e pouco futebol. O Flamengo está invicto este ano, mas os seus adversários, na sua grande maioria, foram equipes de baixo nível técnico.
Este time será testado para valer no campeonato brasileiro. Antes disso haverá a final do campeonato carioca, para o qual o Flamengo já está classificado, mas qualquer resultado nesta disputa poderá ser ilusório.

2 comentários:

  1. Oi, Nivaldo!!
    Cadê o campeonato catarinense? Seria muito pedir pra vc fazer uma análise dos times da minha terrinha?... hahahahaha

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Kaká,
    Infelizmente eu não tenho conhecimento suficiente do importante campeonato catarinense para fazer uma análise. Sei apenas que está sendo disputado o returno, com o Chapecoense em primeiro, com 13 pontos, o Figuerense com 11 e o Avaí, com 10. Na classificação geral o Chapecoense também lidera com 28 pontos. No próximo domingo teremos o clássico Avaí x Figuerense. É tudo que sei, mas agora vou ficar mais atento.
    Um beijo

    ResponderExcluir