terça-feira, 3 de maio de 2011

Morte de Bin Laden não acaba com terrorismo


O anúncio da morte de Bin Laden foi motivo de alívio, comemoração e júbilo para todos que abominam o terrorismo, esta praga dos tempos modernos. Confesso que eu não consigo comemorar qualquer morte, pois sempre a considero lamentável. Mas tudo bem.

O atentado às torres gêmeas foi o evento mais espetacular e tenebroso da humanidade, com conseqüências devastadoras no mundo todo e vai continuar seus reflexos por muitos e muitos anos.

O terrorismo precisa ser combatido com veemência, numa luta permanente, sem tréguas. Bin Laden era um assassino cruel, sanguinário e vingativo. Tão vingativo que no seu discurso logo após o atentado voltou no tempo, relembrando a humilhação sofrida pelos muçulmanos árabes ao serem expulsos da Espanha, 1492.

No entanto, a morte de Bin Laden me traz duas grandes preocupações. A primeira é o risco de sua morte transformá-lo em mártir e motivação para o recrudescimento do terrorismo. Esta é uma possibilidade real, principalmente porque não houve a menor preocupação dos EUA em prendê-lo, julgá-lo e até matá-lo se assim o julgamento decidisse. O julgamento e o direito a defesa é universal e deve ser concedido a qualquer criminoso, por pior que ele seja, pois se trata de um ser humano. Pelo menos deve ser assim no mundo civilizado.

Minha segunda preocupação relaciona-se aos EUA, que em nome do combate ao terrorismo tornou-se uma nação que pode tudo. Pode invadir o Iraque, sem qualquer justificava plausível para isso e contra até mesmo o Conselho de Segurança da ONU e lá permanecer pelo tempo que julgar necessário. Pode também sair matando sem critério, utilizando o mesmo comportamento dos terroristas. Foi assim que o brasileiro Jean Charles de Menezes foi morto na Inglaterra, país aliado dos EUA no combate ao terrorismo.

É claro que devemos enfrentar e combater o terrorismo que tanto nos assusta e nos torna inseguros, mas nunca podemos nos afastar dos princípios humanos

2 comentários:

  1. Pi, este assunto gerou uma grande discussão aqui no escritório. Do meu ponto de vista, o terrorismo é "causa" da mesma ideologia (nada a ver com religião) extremista de Hitler, onde não há outro caminho para a humanidade que não o seu. Outros disseram que foi culpa da igreja católica ter entregado constantinopla aos persas. De um modo geral concordamos que vivemos um terrorismo aqui no Brasil tbm, onde torcedores de times rivais se matam, trabalhadores são sugados pelo sistema etc. Qual o seu conceito de terrorismo?
    ab.

    ResponderExcluir
  2. Caro Mumu.
    Concordo quando vc vê semelhança do terrorismo com a ideologia extremista de Hitler, mas acredito que o componente religioso pode estar presente. A religião, principalmente a monoteista leva, muitas vezes, ao fanatismo que pode resultar no terrorismo.

    ResponderExcluir