sexta-feira, 13 de maio de 2011

Em Guarapari, ES, os motoristas respeitam os pedestres. Exemplo para o Brasil


Moro em Guarapari desde julho de 2009. Guarapari é uma cidade pequena, sua população é de pouco mais de cem mil pessoas, está localizada no litoral do estado do Espírito Santo, a 60 quilômetros de Vitória, sendo seu principal balneário. Possui belíssimas praias em sua costa, que é recortada por arrecifes, morros e falésias. Também conhecida como Cidade Saúde, devido às areias monazíticas com virtudes terapêuticas, encontradas, principalmente, na Praia da Areia Preta. Ao lado desta praia, encontram-se as praias do Meio, Castanheiras e dos Namorados, formando um conjunto que representa um dos principais cartões postais da cidade.
A Praia do Morro (foto) caracteriza-se por sua grande extensão e suas ondas. Possui trechos ideais para prática de surf, windsurf e bodyboarding.É uma cidade muito agradável e aprazível, mas o que me chamou a atenção foi a educação dos motoristas, coisa rara de se ver em nosso país.

Na alta temporada a cidade recebe um grande número de veranistas que movimentam as praias e a vida noturna.

Moro na rua principal, no centro da cidade, a Rua Joaquim da Silva Lima. Nessa rua estão localizadas as principais lojas, bancos, cartório, academia de ginástica, bares e restaurante, portanto nela o movimento de carros e pedestres é intenso. No entanto nela não existe nenhum sinal de transito ou farol como dizem os paulista. Também não existe nenhum quebra-molas. Mesmo assim os pedestres conseguem atravessar as diversas ruas transversais sem nenhum problema.


Basta pisar na faixa de pedestres que os carros param imediatamente (foto). É bom destacar que os carros não pararam em virtude da beleza da mulher que está atravessando a rua, se fosse o Tiririca eles também parariam. Outra coisa: se o pedestre menos avisado ficar receoso de atravessar o motorista sinaliza para ele mostrando-lhe que pode atravessar sem medo. Não é fantástico?

Um comentário:

  1. Concordo totalmente com você Nivaldo. Quando acontece do motorista não parar, pode olhar a placa que não é da cidade. Agora, se você quer se sentir mais seguro, faça o sinal com a mão que todos param. Aliás é bom demais morar nesta cidade saúde.

    ResponderExcluir