quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cruzeiro dá vexame e está eliminado da Taça Libertadores da América


Depois de uma campanha que parecia impecável, neste ano, com vinte jogos oficiais, dezesseis vitórias, dois empates e apenas uma derrota, 61 gols pró e 11 contra, o Cruzeiro foi eliminado da Taça libertadores da América, em plena Arena do Jacaré, pelo Once Caldas, da Colômbia, perdendo por 2x0.

Em virtude desta brilhante campanha até o momento o Cruzeiro vinha sendo considerado o melhor time do Brasil neste ano.

É claro que o time é muito bom, tem entrosamento, pois mantém a mesma base há três anos e seus resultados são incontestáveis. Mas eu não considero nenhuma zebra, o resultado de ontem. A verdade é que a imprensa esportiva comenta apenas o óbvio: se o time ganha está ótimo, se perde está ruim e não enxerga as falhas que ocorrem mesmo nas vitórias.

Na meu post neste mesmo espaço no dia 28/03/11, comentando a vitória do Cruzeiro sobre o América, pelo campeonato mineiro, eu disse:

O Cruzeiro demonstrou mais uma vez seu poder de fogo, jogando ofensivamente e mantendo a média de três gols por partida. Por outro lado, sua defesa sofreu dois gols embora continue com uma média de gols sofridos, muito baixa. Particularmente eu considero que este bom desempenho da defesa do Cruzeiro esconde uma deficiência no seu sistema defensivo, pois observo que todas as vezes que o adversário cria coragem e passa a atacar o time celeste, surgem muitas oportunidades de gol. Aí aparecem as ótimas defesas do Fábio, além da incompetência dos atacantes adversários que tem perdido inúmeros gols. Ontem foi assim, o América marcou dois gols e desperdiçou outras boas oportunidades. O Cuca terá que analisar o que está acontecendo e corrigir esta falha.”

Eis aí o principal motivo para esta catástrofe, o sistema defensivo do Cruzeiro é extremamente vulnerável. Como ontem não pode contar com seus dois atacantes, Tiago Ribeiro e Wallyson, perdeu muito poder ofensivo, a defesa continuou falhando como sempre e a derrota foi inevitável.

Soma-se a isso, a expulsão infantil do Roger, mas mesmo antes de sua expulsão o Cruzeiro estava jogando muito mal. Além disso, os dois gols do Once Caldas ocorreram quando o time colombiano também estava com dez jogadores em campo.

Um comentário:

  1. Triste a eliminação, mas essa zaga do Cruzeiro está deficitária há anos, e além de não segurar os bons zagueiros, o time não faz nenhuma contratação relevante. Assim continuará decepcionando. E perdendo grandes oportunidades. Quem sabe ano que vem...

    ResponderExcluir