quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vasco volta a ser grande e conquista a Copa do Brasil em jogo emocionante


Na verdade o Vasco da Gama nunca deixou de ser grande, se considerarmos sua imensa torcida, suas grandes conquistas que enchem sua sala de troféus e os corações de seus torcedores de orgulho. No entanto, nos últimos oito anos sua participação medíocre em campo, caindo, inclusive para a segunda divisão, não lembrava em nada a equipe que tanto brilhou nos gramados dos Brasil e do exterior.

Mas ontem o Gigante da Colina reviveu seus mais memoráveis momentos de glória, ao conquistar com todo o merecimento a Copa do Brasil, segundo mais importante título em disputa no Brasil, perdendo apenas para o Campeonato Brasileiro.

A partida foi eletrizante, digna de dois finalistas extraordinários, onde houve muita técnica, luta, raça, garra e ao mesmo tempo técnica e lealdade.

O resultado deu a vitória ao Coritiba por 3x2, mas a vitória de 1x0, que o Vasco impôs ao Coritiba em São Januário, proporcionou ao Vasco esta grande conquista.

Após 112 anos de história, o Vasco levanta pela primeira vez, a Copa do Brasil, título que lhe faltava, já que tem quatro títulos brasileiros, duas Libertadores e inúmeros campeonatos estaduais.

Nos oito anos de trevas, o rebaixamento à série B representou o fundo do poço. Neste período a única comemoração dos vascaínos foi o milésimo gol do Romário, que lhe redeu, inclusive, uma estátua em frente ao estádio.

Hoje, no entanto, os torcedores desta grande equipe, espalhados por todo o território nacional, poderão bater no peito e exclamar com orgulho: É campeão, É campeão, É campeão! O campeão voltou!

Neste momento de júbilo, não podemos deixar de comentar que os clubes de futebol do Brasil poderiam ser muitos maiores e não precisariam exportar seus principais craques para a Europa, se no comando deles tivéssemos homens sérios, honestos e comprometidos com a boa gestão de seus patrimônios. Falo isto para lembrar que durantes longos anos o Vasco foi comandado pela tenebrosa figura de Eurico Miranda, sobre o qual pesam pesadas denúncias de corrupção, falcatruas e uso inadequado de recursos do clube. Agora com o Roberto Dinamite, maior ídolo da torcida e um dos maiores jogadores do passado recente do clube em sua presidência possamos, pelo menos, ter a esperança de uma administração mais confiável e séria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário