quinta-feira, 23 de junho de 2011

O Santos é o novo campeão


A Copa Libertadores das Américas teve seu inicio em 1960, quando o Peñarol foi o primeiro campeão, repetindo o feito em 1961. Já em 1962, o maior time de todos os tempos, o Santos de Pelé, sagrou-se campeão numa final exatamente contra o Peñarol, vencendo por 3x0. Aquela memorável equipe era formada por Gilmar, Lima, Mauro, Dalmo e Calvet. Zito e Mengálvio, Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe foi também campeão mundial em 1962, repetindo os dois títulos em 1963.

Agora em 2011, quarenta e oito anos depois, sob o comando de Neymar e Ganso, o Santos volta a brilhar no cenário sul-americano, ao levantar o troféu de campeão das Américas pela terceira vez.

Foi uma partida difícil, disputada e nervosa, como deve ser uma final. A proposta de jogo do Peñarol foi adiantar a marcação e dificultar o toque de bola do Santos. Esta estratégia funcionou no primeiro tempo, quando o meio de campo da equipe praiana criou pouco, além de mostrar certo nervosismo. O volante Arouca que durante toda a competição foi peça importante, tanto no desarme, quanto no apoio ao ataque errava passes seguidamente e comprometia as ações de ataque. Este primeiro tempo terminou com um certo equilibrio entre as ações ofensivas das duas equipes.

No segundo tempo, o Santos voltou arrasador e logo aos dois minutos, exatamente o jogador Arouca, após receber passe de Ganso, driblou vários defensores do Peñarol e serviu a Neymar que não perdoou, colocando a bola entre o goleiro e a trave direita, com precisão cirúrgica.

A partir daí o Peñarol teve que sair para o jogo, tentando o empate e, consequentemente, abrindo mais espaço para o Santos atacar. Aos vinte e quatro minutos, Danilo penetrou na área e chutou forte no canto direito do goleiro, ampliando o placar e dando maior tranqüilidade à imensa torcida santista espalhada por todo o Brasil.

Tudo ia bem, até que aos trinta e cinco minutos, o zagueiro Durval, que vinha fazendo uma excelente partida, marcou contra e proporcionou ao Peñarol voltar para o jogo e tentar o empate. Foi muita emoção até o final da partida. Mas os meninos da Vila souberam resistir a pressão e conquistaram com brilhantismo mais um título importante para o futebol brasileiro. Agora é torcer para que Neymar e Ganso, os grandes artífices desta conquista, nos ajude a levantar a Copa América, no próximo mês, na Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário