sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ideli Salvatti é uma aposta de alto risco

Toda a crise desencadeada com a publicação do rápido e mal explicado enriquecimento do ex-ministro Palocci e seus desdobramentos deixou claro que a atual presidente Dilma estava mal assessorada em termos de articulação política. Como se sabe ela é essencialmente técnica, uma gestora. Mas para governar é imprescindível um bom relacionamento com o Congresso Nacional, inclusive com a oposição. O Lula, que era eminentemente um político fazia isso muito bem. No governo Dilma, o Palocci, além de suas atribuições técnicas faria também a articulação política, juntamente com o ministro das relações institucionais Luiz Sérgio e os líderes do governo na Câmara de Deputados e no Senado Federal.

Muito bem. Palocci, com a crise, mesmo mantido no cargo perdeu totalmente sua força e acabou demitido. O ministro Luiz Sérgio e o deputado Candido Vacarrezza, líder do governo na Câmara, demonstraram evidente despreparo para a função.

Tornou-se inevitável a substituição do ministro Luiz Sérgio

Com a posse da nova ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann foi noticiado que ela ficaria apenas com área técnica do gabinete e que a articulação política seria exercida, agora com mais força, pelo ministro das relações institucionais.

Todos nós ficamos aguardando um nome de um político com fácil transito no Congresso, alguém que pudesse negociar de forma proativa com a base aliada e que pudesse ser aceito também pela oposição. É assim que se faz política.

O PT de São Paulo que ficou fragilizado com a saída de Palocci esperava uma indicação de um dos seus membros. O PMDB declarou não se interessar pela vaga, mas, certamente gostaria de indicar alguém do PT que fosse de seu interesse.

Eis que surge a grande surpresa: a ex-senadora e atual titular do Ministério da Pesca Ideli Salvatti, conhecida pela sua agressividade, pelo seu espírito guerreiro e combativo, um verdadeiro “pit bull”.

Tudo indica que esta nomeação vai desagradar ao PT e ao PMDB, os dois principais partidos de sustentação da presidente Dilma.

Parece que a presidente não entendeu bem o que é articulação política ou acredita que pode ganhar “no grito”.

Tenho minhas dúvidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário