segunda-feira, 6 de junho de 2011

Terceira Rodada do Brasileirão marcou a despedida do Petkovit, o sérvio mais carioca do planeta

O grande acontecimento da terceira rodada do Brasileirão foi a despedida do meia armador
do Flamengo, Dejan Petkovic, de 38 anos, que ao contrário de outros jogadores que se despedem entrando no jogo apenas alguns minutos, para em seguida, receberem as  homenagens, Pet jogou 45 minutos, com boa.atuação e encerra uma carreira de forma brilhante.
Pet chegou ao Brasil pelo Vitória, passou pelo Venezia, pelo Vasco, onde salvou o time do rebaixamento em 2003, jogou no Japão, novamente pelo Vasco, Fluminense, Goiás, Santos e Atlético-MG. Voltou desacreditado, ao Flamengo em 2009, mas deu a volta por cima e foi de fundamental importância na conquista do campeonato brasileiro daquele ano. Pet em sua carreira de 21 anos jogou por 15 times diferentes.
Como o jogador argentino Sorin que tão bem se adaptou a Belo Horizonte, Petkovic abraçou o Rio de Janeiro como poucos cariocas o fazem. Felizmente a direção do Flamengo reconheceu sua contribuição ao clube e prestou-lhe uma grande homenagem.
A terceira rodada mostrou um aumento de público e uma boa média de gols. Foram 30 em nove jogos, já que São Paulo x Atlético MG foi adiado para a próxima quarta-feira. Quando o campeonato brasileiro de futebol passou a utilizar o sistema de pontos corridos em 2003, muitos torcedores reclamaram que não haveria mais uma final de campeonato, não haveria mais uma decisão. Ledo engano, pois nesta forma de disputa cada partida é uma decisão, cada jogo adquire a conotação de uma final, pois vale a regularidade e um jogo perdido na primeira rodada poderá fazer muita falta na última. No ano passado a diferença entre o campeão, o Fluminense, e o vice, o Cruzeiro, foi de apenas dois pontos. Uma vitória a mais daria o título ao Cruzeiro. Exatamente por isso que na Europa, onde o sistema de pontos corridos já é empregado desde o século passado, os estádios estão sempre cheios. O torcedor brasileiro precisa assimilar essa realidade.
Quanto aos resultados não tivemos muitas surpresas. Apenas o Cruzeiro, que foi apontado como um forte candidato ao título ainda não se encontrou. Está jogando um futebol medíocre, marcou apenas um ponto em três partidas. Parece que esqueceu o belo futebol que apresentou na primeira fase da Taça Libertadores da América.

Na próxima quarta-feira poderemos ter um novo líder do campeonato, pois São Paulo e Atlético-MG são os únicos times com 100% de aproveitamento e caso haja um vencedor, este será o primeiro colocado após esta rodada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário