quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Viagem ao Chile - quarto capítulo: Valparaiso e Viña del Mar


Um passeio praticamente obrigatório para quem visita Santiago é esse que inclui Valparaiso, cidade histórica, fundada em 1536, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, sede do Poder Legislativo e Viña Del Mar, o mais importante balneário do país, também conhecida como cidade jardim.



Começamos por Valparaiso. A cidade se situa em uma baía rodeada por uma montanha bastante íngreme. Depois de conhecermos a orla marítima, onde se encontra o principal porto do Chile, a área bancária e comercial, o Congresso Nacional, cafés e teatros, subimos para a cidade alta, onde deparamos com as construções antigas, nem sempre bem conservadas.


Caminhamos por ruas serpenteadas, passagens estreitas e vislumbramos uma vista maravilhosa do mar, A parte alta da cidade é composta por 42 morros e diversos miradores (mirantes), como o Mirador Portales, Mirador Esperanza, Mirador O'Higgins e Mirador Marina Mercante.

Após esta bela caminhada, verdadeira aula de história, cultura e tradição fizemos uma parada na Casa Museu do poeta e prêmio Nobel Pablo Neruda, a La Sebastiana, comprada por ele em 1959 e onde ele escreveu boa parte de sua obra. A vista é magnífica, o que deve ter ajudado a inspirá-lo.



 
A inclinação dos morros é tão acentuada que foi necessário instalar ascensores (funiculares) para fazer o transporte entre a parte baixa e alta da cidade. São 15 funiculares, declarados monumentos nacionais. Foi num desses que fizemos a decida, para concluir nossa visita a Valparaiso.

Viña Del Mar, principal destino de veranistas do Chile, está colada a Valparaiso, mas sua arquitetura é moderna, com ricos prédios de apartamentos ao longo de 3,5 km de praia, com excelente infra-estrutura de hotelaria e gastronomia.


Na entrada da cidade deparamos com um de seus símbolos, o Relógio de Flores, certamente o local mais fotografado pelos turistas.

Apesar das águas geladas do Pacífico, o clima de balneário está sempre presente. Sua praia mais famosa é a Reñaca, com seus edifícios em forma de degrau. Salinas, Acapulco e Del Sol também são praias bem freqüentadas. Vale a pena conhecer sua orla.


Devido a sua vocação turística a cidade promove diversos eventos ao longo do ano, destacando-se o Festival de La Canción, em fevereiro, e o Festival de Cine, em outubro.


Infelizmente a estada em Viña foi rápida, não nos permitindo conhecer duas de suas maiores atraçõe: o Museu de Arqueologia Isla de Pascua (Museo Fonck), que retrata a pre-história andina, as culturas Rapanui, Aimara, Atacameña, Mapuche e do extremo Sul de Chile e expõe peças genuínas do espólio cultural chileno de um valor incalculável. A guia nos deu apenas cinco minutos para tirarmos fotos diante de sua fachada e o Parque Nacional La Campana, distante 40 km do balneário, foi visitado pelo cientista Charles Darwin que, na ocasião, ficou impressionado com sua flora e fauna.

Para quem quiser conhecer melhor Valparaiso e Viña Del Mal, vale a pena alugar um carro e dedicar um dia para cada uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário