sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Presidente Dilma poderia se tornar a maior “faxineira” do planeta



Quando o PT assumiu o poder em 2002, eu, que não era eleitor do partido, via com preocupação a posse de Lula. Temia, principalmente, que houvesse mudança na política econômica que fora tão bem elaborada no governo FHC. Por outro lado, acreditava, ingenuamente, que haveria um grande combate à corrupção, praga que assola o país desde o seu descobrimento, em 1500. Minha crença era baseada nos vinte anos em que o discurso do PT sempre pregava honestidade, probidade, trato responsável do dinheiro publico e seu combate incessante contra os políticos corruptos dos partidos adversários que estavam no poder.

Muito bem. Minha preocupação com a política econômica, felizmente, era infundada. O governo Lula não só manteve a política econômica, como foi até mais radical com os princípios estabelecidos no governo anterior. O meu erro foi acreditar no combate à corrupção. Aí também ocorreu o contrário. A corrupção aumentou e foi alimentada pela nefasta política de coalizão com os partidos políticos, aumentando sua participação no governo. Os ministérios, com todos os seus principais cargos, foram distribuídos aos partidos da base aliada.

Durante os oito anos do governo petista, os escândalos foram abafados debaixo da alta popularidade do Lula. Até o mega-escândalo do mensalão, o governo conseguiu minimizar tanto sua dimensão, quanto seus reflexos.

Agora a bomba está estourando no colo da Dilma, que até prova em contrário é uma pessoa íntegra e bem intencionada. Tanto assim que ela está operando uma verdadeira limpeza no Ministério dos Transportes, denominada pela imprensa de “faxina”. O Ministério dos Transportes, comandado pelo PR – Partido da República, todo mundo já sabia que há muitos anos é um antro de corrupção. Exatamente por isso era um ministério muito disputado pelos partidos. Aí começou a demissão em série, demonstrando que o governo atual tem outra postura diante das denúncias.

Em seguida surgiu o escândalo no Ministério da Agricultura, que provocou a demissão de seu Secretário Executivo. Desta vez o ministério é comandado pelo PMDB, principal e maior aliado do governo, o que deixou a presidente Dilma numa saia justa. A presidente começou um processo de limpeza do seu governo e ganhou pontos junto à sociedade por enfrentar a corrupção, mas, certamente, não esperava que onda de denúncias fosse atingir tão rapidamente seu principal aliado. Enquanto ela tentava um malabarismo para enfrentar este desafio, estoura um escândalo maior no Ministério do Turismo, também comandado pelo PMDB. A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Voucher e prendeu o secretário-executivo da pasta, Frederico Costa, e mais 35 pessoas supostamente envolvidas em desvio de dinheiro público.

Ocorre que o PR, que foi tão castigado, quer que o Palácio do Planalto dê o mesmo tratamento ao PMDB.

O ideal seria aproveitar as denúncias e fazer uma limpeza geral. Se os órgãos de fiscalização fizessem uma devassa nos ministérios provavelmente iriam encontrar desvios em todos eles. Esta seria a grande oportunidade para a presidente Dilma agir como verdadeira estadista e se transformar na maior “faxineira” do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário