segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Última rodada do Brasileirão mostra equilibrio e nenhuma surpresa



Após a última rodada do Brasileirão 2011 já podemos fazer uma análise do que passou e, em conseqüência, apontar os times que terão maior probabilidade de disputar o título, de ficar na zona intermediária e de cair para a segunda divisão, ou série B, como prefere a CBF.

Tudo indica que o título ficará entre os seis primeiros colocados no primeiro turno, ou seja, Corinthians, Flamengo, São Paulo, Vasco, Botafogo ou Palmeiras, não só pela colocação deles na primeira fase da competição, mas, principalmente, pelo futebol apresentado.

Desde 2003, quando passamos a ter um verdadeiro campeonato brasileiro, isto é, uma competição onde todos enfrentam todos, dentro e fora de casa, saindo campeão aquele que acumular o maior número de pontos, que notamos uma particularidade interessante: o time que consegue uma média de dois pontos por partida ou um aproveitamento de 66,7 %, tem todas as chances de ser campeão. Nestes oito anos de competição apenas o Cruzeiro, em 2003, conseguiu um número maior, 2,1 pontos por partida. Na atual temporada esta marca continua prevalecendo, o Corinthians, primeiro colocado do primeiro turno e que no início da competição chegou a alcançar 93% de aproveitamento ou 2,7 pontos por partida, terminou o turno com a média de 1,95 pontos. Para saber se o seu time tem ainda alguma chance de conquistar o título basta calcular quantos pontos, em média, ele conseguiu no primeiro turno e quantas partidas ele terá que ganhar no segundo turno para alcançar os dois pontos, em média, no final do campeonato.

A disputa pelo primeiro lugar está cada dia mais acirrada. Corinthians, Flamengo e São Paulo que chegaram a distanciar dos outros concorrentes apresentaram declínio nas últimas rodadas e Vasco e Botafogo vem crescendo de produção, com o Palmeiras correndo por fora. Os únicos times que podem ameaçar estas seis equipes são Cruzeiro e Internacional. Esta duas equipes decepcionaram no primeiro turno apresentando um futebol muito irregular.

Na zona de rebaixamento a briga será entre América MG, Atlético MG, Avaí, Atlético PR, Figueirense e Bahia. Surpreendente nessa lista é o Atlético Mineiro, que embora seja um freqüentador assíduo da zona de rebaixamento nos campeonatos anteriores, no inicio do ano fez contratações de peso e esperava-se que iria até lutar pelo título. O Atlético fechou o primeiro turno com apenas quinze pontos. Terá que conquistar mais trinta pontos no segundo turno para se salvar do rebaixamento.

As demais equipes ficarão na zona intermediária. Esta é a conclusão com base no desempenho dos times no primeiro turno, mas como futebol muitas vezes apresenta surpresas, poderemos ter um time que fez péssima campanha no primeiro turno, crescer de produção no segundo, como aconteceu com o Grêmio em 2010 ou mesmo uma equipe bem colocada no primeiro turno, despencar no segundo e até cair para segunda divisão, como já ocorreu no passado. Mas aí seria uma grande zebra, o mais provável é acontecer o que nós previmos no inicio do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário