sexta-feira, 8 de abril de 2011

Noções Básicas Sobre o Vinho, a Bebida dos Deuses



O objetivo deste post , como o próprio título sugere, é fazer uma abordagem bem elementar sobre o vinho e destina-se aos leigos no assunto, mas que tem algum interesse em penetrar no mundo maravilhoso de Baco e passar a degustar regularmente esta bebida milenar

Há mais ou menos uns cinco anos venho tomando uma taça de vinho todos os dias, quase sempre no almoço, sou um estudioso do assunto, embora meu conhecimento nesta área ainda seja incipiente.

Vamos fazer uma seleção das dúvidas mais comuns para quem está começando a se interessar por vinho e tentar responder, de forma simples, direta e objetiva:


Vinho tinto ou branco?


Esta escolha vai depender do acompanhamento ou da harmonização como dizem os entendidos. Para cada tipo de refeição existe um vinho adequado para acompanhá-la, inclusive, para sobremesa há um vinho específico.


Já há um consenso, mesmo entre os leigos, que vinho tinto combina com carnes vermelhas e vinho branco com carnes brancas e peixes. A explicação é simples: quando você toma vinho tinto com peixe, a carne do peixe acentua o ferro, contido na bebida, provocando um gosto metálico na boca. Por outro lado o vinho branco com carne vermelha é desaconselhado devido ao sabor acentuado da carne que anulará o sabor do vinho. Acho que para começar este principio já é suficiente. Com o passar do tempo, o apreciador do vinho vai aprendendo a fazer a tal da harmonização.


Vinho seco ou suave?


A diferença está no conteúdo de açúcar. O tinto tem até 5 g por litro e este açúcar é resultado de processos naturais. Já no vinho suave o açúcar contido supera 20 g por litro.

Os vinhos de qualidade são, na sua maioria, secos. Daí quem aprecia um bom vinho, de um modo geral, prefere os secos.


Qual a diferença entre espumante e champagne?


Na verdade podemos acrescentar também o prosecco, a cava e o crémant. Todos significam a mesma bebida. A diferença na denominação vai depender da região onde é produzida. A charmosa champagne é produzida na região de mesmo nome, na França. Quando produzida na França, mas fora da região de Champagne passa a se chamar Crémant. Na Espanha é Cava, na Itália Prosecco e no Brasil, Espumante.


Posso guardar minhas garrafas de vinho na geladeira?


Se for por pouco tempo, o vinho poderá ser guardado na gaveta de legumes, na parte inferior da geladeira. Se você não sabe quando vai usá-lo é melhor guardá-lo em um lugar com temperatura estável e pouca luz. No entanto, o ideal é adquirir uma adega climatizada. O mercado oferece adegas de diversos tamanhos e preços.


Se sobrar vinho na garrafa posso utilizá-lo no dia seguinte?


Pode sim, mas é aconselhável transferir o vinho restante para uma garrafa menor, enchê-la até a boca e tampar com rolha. Sem ar, o vinho resiste mais. No entanto, já existem no mercado umas bombinhas que servem para retirar o ar das garrafas, diminuindo assim, a possibilidade de oxidação.


Por que o vidro da garrafa de vinho é colorido e não transparente?


O vinho, como nossa epiderme, também sofre os efeitos nocivos dos raios UVA. O vidro colorido ajuda a proteger o conteúdo da garrafa, funcionando como um filtro solar. Mesmo assim é preciso guardá-lo em local protegido do sol e da luminosidade.


Qual a diferença entre enólogo e enófilo?


Enólogo é o profissional envolvido diretamente na produção do vinho, o Administrador da produção, alguém que cursou Enologia, curso que inclui disciplinas como fisiologia, botânica, química, etc.


Enófilo é um apreciador, um degustador contumaz e estudioso amador do assunto.


Podemos ainda acrescentar o Sommelier. Este profissional também tem formação técnica e atua como consultor de vinhos nas lojas especializadas, hotéis, restaurantes, etc. Poderá também atuar como consultor particular na elaboração de cartas de vinhos ou na montagem de adegas.


Agora que você está bem esclarecido, que tal abrir uma garrafa e convidar-me para degustá-la?

Um comentário:

  1. Muito esclarecedor, mas faltou um detalhe: qual ressaca é a pior, de vinho branco ou tinto? E quanto ao convite, prefiro o contrário, se você me convidar vai acertar no vinho e me ensinar mais sobre a bebida!

    ResponderExcluir