quarta-feira, 27 de abril de 2011

Alcool Isopropílico - Limpando as lentes dos óculos e os aparelhos eletrônicos


Quem usa óculos, normalmente, tem dificuldade para fazer sua limpeza. Que produto usar? Qual a freqüência da limpeza?, etc.

Seus problemas acabaram! Encontrei um produto ótimo para a perfeita limpeza dos óculos, o álcool isopropilico. Mandei preparar numa farmácia de manipulação, paguei R$4,00 por um frasco com 100 ml e estou gostando muito.

Para usar basta pingar uma gota em cada face da lente, uma vez por dia, espalhar com um pedaço de algodão e depois passar um papel higiênico ou, preferencialmente, um lenço de papel.

Descobri também que este produto é ótimo para limpeza de aparelhos eletrônicos, como computador, celular, TV, etc.

Aliás, o celular é um grande depósito de bactérias e deve ser limpo todos os dias.

O álcool isopropilico é muito melhor que o etanol. Fui buscar esta explicação na internet, por meio de um texto do Rafabgood, como segue:

"Teoricamente, etanol seria melhor para limpeza, pois como possui um ponto de ebulição mais baixo, evaporaria mais rapidamente.

Mas então o que o isopropanol tem de melhor? A pureza.

Durante o processo de produção do etanol, uma grande quantidade de água impura é deixada na solução. Quando digo impura, não é sujeira convencional não, e sim uma grande quantidade de íons contaminantes.

Essas impurezas, aos poucos, vão causando a oxidação e corrosão dos metais presentes no que está sendo limpo.

Já no isopropanol, o processo de produção garante uma solução com baixos índices de contaminantes e, principalmente, pouquíssima água, visto que esse álcool é vendido na sua forma anidra (sem água).

A mesma regra é válida para outros produtos de limpeza, como óleo de banana, acetona (que além de tudo é capaz de dissolver plástico), benzina e outros derivados. Não os use. “Sempre prefira álcool isopropílico.”

Um comentário:

  1. Gostei muito da explicação,muito boa mesmo!
    E também estava pesquisando para limpeza das placas e componentes de computador.

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