quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Evolução da Moda Masculina


Antigamente quando se falava em moda, os homens consideravam que moda era coisa de mulher. Muitos ficavam impressionados com os rigores da moda feminina e com a subserviência das mulheres que seguiam à risca os ditames vindos de Paris.
Homem que era homem não seguia a moda, apenas vestia e se comportava exatamente como os outros homens. Olha que ironia! Àquela época os homens se vestiam da mesma forma, quase todos usavam paletó, chapéu, a maioria usava bigode e achavam que para eles não existia moda. Simples assim, não? Pois é, as incongruências do mundo masculino não são recentes.
O que observo hoje é uma moda masculina muito mais rígida e inflexível que a moda feminina. Vejamos, por exemplo, o uso das camisas. Parece que se criou uma lei de cunho internacional proibindo, terminantemente, de se usar camisas para dentro das calças. De repente, todos, jovens e velhos passaram a usar a camisa para fora das calças, mesmo quando sobre ela usa-se um blazer ou jaqueta.
A moda atingiu em cheio o mundo do futebol. No passado os jogadores eram proibidos de usar a camisa para fora do calção, jogador que fizesse isso era repreendido pelo árbitro. Com a nova moda, a pressão foi tanta que a FIFA teve que aceitar as camisas fora do calção.
Camisa tem que ser usada para fora e ponto final.
Outra particularidade interessante são os calções dos jogadores de futebol. Lembro-me que década de 70, quando os jovens viam fotografias de jogadores da década de 30, riam muito de seus calções compridos indo até a altura dos joelhos. Naquela época os calções ficaram tão curtos que mal passavam de um palmo de comprimento. Vejam os calções hoje: são tão compridos quanto os da década de 40 e nenhum jogador hoje teria coragem de vestir um calção da década de 70.


O mesmo fenômeno dos calções ocorreu também com as bermudas. No início elas eram compridas, depois foram ficando cada vez mais curtas. Lembram das bermudas dos tenistas? Eram bem curtas e apertadas. Apenas os bolsos eram folgados para colocar as bolas. Fora das quadras de tênis as bermudas também ficaram bem curtas. Depois começaram a aumentar de tamanhos. Hoje vemos bermudas tão compridas que chegam próximas aos tornozelos, mais parece calça curta ou calça “pega frango”, como se dizia no passado.
Outra coisa: meia soquete, aquelas meias que são usadas com tênis. Elas não podem mais ter cano, só velhos usam meias soquete com cano.
No corte do cabelo o modismo também marca presença. Até a década de 60, os homens usavam cabelo curto. Os jovens até raspavam as laterais da cabeça, no estilo “Príncipe Danilo”.
Com a chegada dos Beatles, todos cabeludos, houve uma revolução na cabeça dos homens. Praticamente todos passaram a usar cabelo comprido. Foi uma febre.
Hoje voltou o cabelo curto, alguns até raspam o cabeça e outros voltaram até a raspar as laterais, usando algo horroroso como o cabelo do jogador Neymar.
E assim segue a moda masculina!
Agora quem fica impressionado sou eu com os rigores da moda masculina e com a subserviência dos homens que seguem à risca os ditames da moda vindos não sei de onde.


Um comentário:

  1. o texto ficou legal. mas ainda não entendi o que a foto do Sarney tem a ver com moda.
    abraço.

    ResponderExcluir