segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Resultados dos jogos do Brasileirão queimam a língua dos comentaristas


Alguém já disse que ser comentarista esportivo é muito fácil, pois suas análises ocorrem depois dos jogos. É uma verdade: criticar uma escalação ou o comportamento de algum jogador depois que o time perdeu fica muito fácil, difícil é escalar o time antes da partida ou jogar bem diante de todas as dificuldades que um jogo impõe.

Diante desta constatação seria muito mais prudente e inteligente se os comentaristas esportivos deixassem para se manifestar após os jogos, mas não é isso que estamos vendo nas diversas mesas redondas que assolam os canais de esporte. Os jornalistas esportivos, mesmo os mais experientes estão bancando os “Nostradamus” e antecipam os resultados dos jogos com uma convicção impressionante: “Tal time vai ganhar”, “tal time vai perder”, etc.

O número de erros é tão grande que ficou fácil saber o resultado de um jogo. Basta invertermos o resultado que a maioria aposta como certo.

A última rodada foi precedida de um festival de besteiras. Tudo começou com a transferência do jogo do América MG x Corinthians, da Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, para o Parque do Sabiá, em Uberlândia. Em Sete Lagoas teríamos pouco mais de mil torcedores do América. Em Uberlândia teríamos 40.000 corintianos. Os comentaristas do Rio de Janeiro e de São Paulo acusaram o América de estar “vendendo” o jogo, pois o Corinthians, líder da competição, diante de sua torcida iria trucidar o América, o lanterna. A goleada seria inevitável. Quanta bobagem! O América ganhou de 2x1, com méritos.

Esse foi apenas um pequeno exemplo das mancadas dos analistas de futebol. Toda semana é uma avalanche de palpites. Numa rodada, o Flamengo é forte candidato ao título, na outra já está totalmente fora da disputa. Da mesma forma, o Fluminense, o Botafogo, o Internacional, etc.

Há, na realidade, um grande equilíbrio entre as vinte equipes da Série A, o que dificulta ou, melhor, inviabiliza qualquer prognóstico. Nosso campeonato é o mais disputado e, portanto, o mais emocionante do mundo. Isso é ótimo. Quando os comentaristas esportivos perceberem isso, deixarão de falar tanta besteira.

Afinal, quem será o grande campeão de 2011? Aguarde a última rodada e você verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário