terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Vasco já é o grande vencedor de 2011


Falta apenas uma rodada para o término do campeonato brasileiro de futebol de 2011. Depois de trinta e sete emocionantes rodadas, o título será decidido entre Vasco e Corinthians no próximo domingo. O Vasco enfrenta seu arqui-rival Flamengo no estádio “Engenhão” e o Corinthians o seu, não menos rival, Palmeiras, no Pacaembu. O time paulista com mais probabilidade de levantar a taça, pois acumula dois pontos sobre o esquadrão da Colina, como os antigos narradores de futebol costumavam chamar o time de São Januário.

Os dois pontos de vantagem permitem ao Corinthians, mesmo perdendo seu jogo, terminar a competição com título, caso o Vasco perca ou empate sua partida.

Ao Vasco caberá a tarefa de ganhar o seu jogo e torcer pela derrota do Timão.

Posto isso, vamos explicar porque o Vasco já é o grande vencedor de 2011.

O time começou o ano fazendo uma campanha ridícula no campeonato carioca, correndo o sério risco de rebaixamento para a segunda divisão dessa competição.

O primeiro turno foi péssimo, no segundo já houve uma recuperação e a partir daí o time foi crescendo e disputou a final do segundo turno do campeonato, denominado Taça Rio com o Flamengo, perdendo nos pênaltis.

Paralelamente o time disputava a Copa do Brasil, que teve continuidade após o inicio do Campeonato Brasileiro, mesmo assim o Vasco jogou a maioria das partidas com seu time principal e terminou como o grande campeão, já assegurando sua participação na Taça Libertadores da América de 2012.

Quando isso acontece, o time campeão da Copa do Brasil perde a motivação pela disputa do campeonato brasileiro, o que provoca uma participação quase sempre apagada. Mas o Vasco não teve esse comportamento, pelo contrário, disputa o campeonato com muita disposição.

Aí veio a Copa Sul Americana, cuja maior importância se prende ao fato de possibilitar ao vencedor disputar a Copa Libertadores no próximo ano.

Ora, o Vasco já havia assegurado esta participação com a conquista da Copa do Brasil, além disso, estava bem no campeonato brasileiro, sendo razoável que não desse importância a essa competição, como fizeram os outros times brasileiros, como Flamengo, Botafogo, São Paulo, Palmeiras, etc.

Novamente o Vasco contrariou todas as expectativas e disputa a Sul Americana para valer, para ser campeão.

Neste ponto acontece o trágico AVC (Acidente Vascular Cerebral) em seu técnico Ricardo Gomes, que o afasta da direção do time até o fim do ano.

Quando todos esperavam que o Vasco fosse contratar outro treinador, ele manteve o auxiliar técnico e continuou brilhando nas duas competições, provando que é perfeitamente possível atuar em duas frentes concomitantes.  

Por tudo isso, mesmo se o time não conquiste nenhuma dessas competições, embora tenha chegado bem perto, já é um grande vencedor, um time de garra, de raça, que engrandece o futebol brasileiro.   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário