segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cruzeiro, a um passo da Série B


No inicio do campeonato brasileiro da Série A de 2011, quando os comentaristas esportivos fazem seus prognósticos, apontando os times que irão realmente disputar o título, aqueles que ficarão numa faixa intermediária e os candidatos ao rebaixamento, o nome do Cruzeiro Esporte Clube figurava sempre entre os prováveis campeões. E não poderia ser diferente, afinal ele era o vice-campeão do ano passado, havia disputado a Taça Libertadores da América nas últimas quatro temporadas e ostentava um elenco bem qualificado. Além disso, tinha sido arrasador na primeira fase da disputa da Libertadores desse ano, quando foi o melhor primeiro colocado entre os oito grupos disputantes, embora tenha sido eliminado nas oitavas de final pelo Once Caldas. Havia também conquistado o campeonato mineiro.
Hoje pouco mais de seis meses do inicio do campeonato, o Cruzeiro é 16º colocado, a apenas um ponto da zona do rebaixamento, correndo sério risco de disputar a Série B, na próxima temporada.
Como explicar uma queda tão vertiginosa?
Foram muitas as causas, uma verdadeira sucessão de erros.
Primeiro houve um desmonte do time que vinha jogando junto há três anos. Do ano passado para este ano saíram: Jonathan, Leonardo Silva, Gil, Gilberto, Henrique, Bernardo, Thiago Ribeiro e Dudu, emprestados ou vendidos e Wallison, por contusão.
Desde 2003, o Cruzeiro não forma um time para ser campeão e sim para vender seus melhores jogadores no meio do ano, aproveitando a janela de contratações da Europa.  Este ano, o Zezé Perrela exagerou e desmontou o time. Houve três trocas de técnico ao longo do campeonato, além da queda de produção de toda equipe.
Com todos esses ingredientes não podia dar outra coisa: a luta desesperada para fugir do rebaixamento. Um time que sempre disputa o título juntou-se às piores equipes do campeonato figurando muito próximo da famigerada Zona do Rebaixamento.
Com qualquer resultado, o Cruzeiro terá que efetuar uma reformulação no elenco, uma verdadeira faxina, dispensando Vitor, Cribari, Léo, Diego Renan, Marquinhos Paraná, Roger, Wellington Paulista, Keirrisson, Farias, Bobô e Anselmo Ramon. Estes deverão ser vendidos ou ter o contrato rescindidos ou não renovados.
Caso o rebaixamento se concretize a culpa pode ser debitada na conta do Zezé Perrela, que se tornou milionário, não se sabe como, depois que assumiu a presidência e agora passa o comando do clube nessa situação ridícula.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário