sábado, 10 de setembro de 2011

11 de Setembro foi apenas o inicio da derrocada americana


À medida que se aproxima o décimo aniversário do atentado que derrubou as torres gêmeas, o assunto toma conta da mídia e não é para menos, pois esse foi o maior espetáculo que presenciei em toda a minha vida. Embora tenha sido macabro, sinistro, covarde e repugnante como são todos os atos terroristas, seu planejamento minucioso e sua execução fantástica marcaram de forma indelével o início do século vinte e um. O mundo nunca mais será o mesmo depois de 11 de setembro. A apreensão, o medo e a insegurança passaram a fazer parte do dia a dia do mundo ocidental.

Os Estados Unidos não tardaram a responder aos ataques, lançando a Guerra ao Terror: invadiram inicialmente o Afeganistão, com intuito de derrubar o Talibã que abrigou os terroristas da Al-Qaeda. Em seguida invadiram o Iraque, que, supostamente, teria armas de destruição em massa. Estas duas guerras já custaram aos cofres americanos mais de três trilhões de dólares, ajudando a afundar o país numa dívida colossal.

É evidente que o atentado foi a demonstração cabal que a antipatia que os EUA sempre conquistaram em boa parte do mundo, principalmente, pelo seu comportamento belicista e agressivo foi aos poucos se transformando em ódio. Seria mais inteligente e muitíssimo mais econômico o grande pais do norte ter aproveitado o terrível evento para fazer uma humilde reflexão sobre suas causas e mudar radicalmente de comportamento diante do mundo, deixando de ser um país provocador de guerra para um país pacificador do planeta. Mas, infelizmente, é querer de demais de George Bush e dos republicanos arrogantes.

Além disso, os oito anos de total incompetência do governo Bush foram arrasadores para a economia americana, que culminaram com a grande crise econômica de 2008. Há quem considere o dia 15 de setembro de 2008, data do início da citada crise, seja mais fatídica que o 11 de setembro de 2001, mas tudo teve inicio com o atentado das torres. A partir daí os Estados Unidos entraram em franco declínio, cada dia perdendo mais seu poderio e sua credibilidade diante do mundo. Estamos presenciando a grande derrocada de um império.

Nenhum comentário:

Postar um comentário