segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Brasileirão, Serie A, cada dia mais emocionante


Após a 24ª. rodada, o campeonato brasileiro de futebol encontra-se totalmente aberto, no que se refere a disputo do título. Diferente dos principais campeonatos da Europa, onde dois ou três clubes realmente disputam o título, no Brasil, já no returno, temos, pelo menos, sete equipes com reais chances de terminar a competição levantando o troféu. Isso é ótimo, pois futebol é essencialmente emoção.

Podemos considerar que Vasco, São Paulo, Corinthians, Botafogo, Fluminense, Flamengo e Internacional estão na briga pelo título, não sendo possível afirmar quem tem mais probabilidade de conquistá-lo. No entanto, podemos analisar cada um deles tendo como base o elenco, o técnico e as suas principais deficiências.

O Vasco da Gama, mesmo não possuindo um grande elenco vem fazendo uma bela competição. Dedé, Juninho Pernambucano, Felipe, Éder Luiz e Diego Souza são seus principais valores. Infelizmente, seu bom treinador, Ricardo Gomes, sofreu um AVC e, certamente, não voltará este ano ao comando da equipe. Esta seria a grande dificuldade que a equipe teria que superar. No entanto, os últimos resultados vêm demonstrando que a lamentável doença do técnico provocou uma grande união entre os jogadores e a comissão técnica. Esta união vem servindo como fator motivador para as vitórias e a busca do título para homenagear o treinador.

O Corinthians tem um elenco de qualidade média, com destaque para o volante Ralf, o meia Alex e o atacante Liedson. Este último é o grande nome da equipe, quando ele não joga o time cai muito de produção, pois lhe falta o definidor das jogadas. Seu treinador, Tite, não me agrada, é apenas razoável, fala muito e realiza pouco. O principal problema do timão para a conquista do título é sua queda de desempenho num momento importante da competição. Não creio que conquiste o título.

O São Paulo tem o melhor elenco do campeonato, com jovens jogadores formados em suas categorias de base, mesclado com veteranos muito experientes e vencedores. Poderia ser o favorito disparado para a conquista do título não fosse seu treinador, Adilson Batista, que depois de fracassar no Cruzeiro, no Corinthians, no Santos e no Atlético-PR foi, surpreendentemente, contratado para o São Paulo. Ele representará a maior dificuldade para a conquista do tricolor do Morumbi.

O Botafogo começou mal a competição, manteve o técnico e nas últimas partidas vinha mostrando uma grande evolução, sendo apontado até como candidato ao título. Seus destaques individuais são Jeferson, Bruno Cortês, Loco Abreu, Herrera e Maicosuel. De repente, perdeu de goleada para o Coritiba, de 5x0, na 23ª. rodada. Aí começou a receber críticas, mas essa derrota pode ser apenas um tropeço eventual. Eu continuo acreditando no Botafogo como um candidato ao título.

Depois do São Paulo, o Fluminense tem o segundo melhor elenco. Teve muita dificuldade no inicio do campeonato, enquanto esperava a chegada de seu atual treinador, Abel Braga. Conquistou quatro vitórias consecutivas e entrou na briga pelo título. Está crescendo de produção na hora certa. Ontem perdeu por 3x0 para o Bahia, mas continua na disputa.

O Flamengo nunca me convenceu. Tem um elenco razoável, com um jogador diferenciado, Ronaldinho Gaucho, mas vem em queda livre nas últimas nove rodadas. Seu treinador, o “professor” Vanderlei Luxemburgo é um técnico decadente. Desde 2004 não ganha um título importante, já que o campeonato estadual, mesmo o paulista, tem importância secundária. Eu não acredito no Flamengo nem mesmo entre os quatro primeiros colocados.

Resta o Internacional, que vem crescendo nas últimas rodadas, tem um bom elenco, um bom técnico, que joga ofensivamente e, o mais importante, possui o principal centroavante do futebol brasileiro, o goleador Leandro Damião. Pode surpreender na reta final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário