sexta-feira, 1 de julho de 2011

Começa hoje a Copa América, a mais antiga competição de futebol do mundo

Em 1916 foi realizada a primeira edição da Copa América, a mais antiga competição de futebol do mundo. Esta primeira experiência foi promovida como parte das comemorações pelo centenário da independência da Argentina. Participaram Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Todos jogaram entre si em turno único, sagrando-se campeão o Uruguai.


Nesta época era denominada como Campeonato Sul-americano de Seleções. A partir de 1975 passou a receber o atual nome de Copa América. Já foram disputadas 42 edições. A Argentina e o Uruguai conquistaram quatorze títulos, cada, o Brasil oito, Paraguai e Peru, dois cada e Bolívia e Colômbia apenas um título.


Em termos de títulos conquistados há uma considerável superioridade da Argentina e do Uruguai sobre o Brasil, embora nosso país tenha participado de trinta e duas edições, enquanto a Argentina, trinta e oito e o Uruguai, quarenta.


Este ano a seleção da Argentina é uma das três favoritas para a conquista do troféu, por dois motivos: disputa em casa, com o apoio de sua fanática torcida e conta com Messi, o melhor jogador do mundo. É verdade que jogando pela seleção Messi ainda não brilhou, ao contrário, sua participação é quase sempre muito discreta com a camisa azul e branca.

Após dezoito anos sem conquistar título, o último foi a Copa América de 93, aumenta muito a responsabilidade da Argentina. Esta será a grande oportunidade de acabar com o jejum.

Nesse mesmo período a seleção brasileira conquistou, simplesmente, nove títulos: Copa América (97, 99, 04 e 07), Copa das Confederações (97, 05 e 09) e Copa do Mundo (94 e 02). Um diferença de desempenho fantástica.

O Brasil é uma incógnita. Pela primeira vez a convocação dos jogadores não gerou polêmica. De um modo geral imprensa e torcida concordam com os nomes chamados por Mano Menezes. Pode-se questionar um ou outro jogador que não foi lembrado, mas nada comparável com a não convocação de Romário em 2002 ou Neymar em 2010. Por outro lado esta seleção ainda não conseguiu vencer uma seleção de peso. Formada após a Copa do Mundo de 2010, ganhou alguns jogos com seleções inexpressivas e perdeu para Argentina e França, empatando por 0x0 com a Holanda.

Esta Copa será o grande teste de Mano Menezes. Se vencer não haverá uma grande comemoração, mas se perder poderá ser o inicio de uma crise.

A esperança é a dupla Neymar e Ganso, nossas principais estrelas. Além deles temos Pato, Robinho, Daniel Alves, Thiago Silva e Ramires, que atuaram com brilhantismo na última temporada da Europa.

A terceira seleção com chance de sair campeã é a uruguaia, que tem uma boa oportunidade para comprovar o renascimento de seu futebol de tantas glórias no passado. Na Copa do Mundo de 2010 foi a melhor colocada entre as sul-americanas com um honroso quarto lugar.

Outra disputa interessante será travada pelo título de craque do torneio. Os candidatos mais cotados são Messi e Neymar, mas outros jogadores correm por fora e podem surpreender como Ganso, Tevez, Barrios, Higuain e Forlan.

A Copa América é uma competição interessante e que poderia ser melhor organizada e  divulgada para o mundo, pois a América do Sul é um grande celeiro de craques, porém não sabe vender seu principal produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário