segunda-feira, 25 de julho de 2011

Copa América: O Renascimento da Celeste Olímpica

Com um passado glorioso no futebol, duas vezes campeão olímpico e duas vezes campeão do mundo, o Uruguai, nos últimos vinte anos vinha apresentando um futebol medíocre, muito aquém de sua tradição, ficando, até mesmo, fora de algumas edições da Copa do Mundo.

A ressurreição da Celeste Olímpica, como é conhecida sua seleção, começou no ano passado, quando foi a seleção sul-americana melhor colocada da Copa do Mundo da África do Sul, com um honroso quarto lugar e tendo seu principal jogador, Diego Fó rlan, recebendo o troféu de melhor jogador da Copa.

Este ano veio a confirmação da boa fase. O Peñarol, equipe uruguaia de passado também memorável, cinco vezes campeão da Taça Libertadores e três vezes campeão mundial, chegou a final da Libertadores, decidindo o título com o Santos e ficando com o vice-campeonato. Com a conquista da Copa América, o Uruguai retoma a hegemonia do futebol sul-americano. Agora são quinze conquistas, superando a Argentina, que conquistou quatorze títulos. O Brasil possui apenas oito.

Depois de eliminar a Argentina nas quartas de final, o Uruguai disputou a final com o Paraguai, que chegou a decisão sem ganhar sequer uma partida. Foram cinco empates, com duas decisões nos pênaltis, com o Brasil e a Venezuela. Nas duas partidas o Paraguai foi dominado durante o tempo regulamentar e segurou o empate se fechando na defesa.

Felizmente, no jogo final, prevaleceu o melhor futebol do Uruguai.

O Paraguai pretendia utilizar a mesma estratégia dos jogos anteriores, isto é, jogar defensivamente e tentar levar a decisão para as penalidades máximas.

Aos onze minutos da primeira etapa, no entanto, a pretensão do Paraguai começou a cair por terra. Suarez, melhor jogador da Copa América recebeu lançamento na área, driblou o zagueiro e fuzilou, marcando o primeiro gol.

A partir daí o Paraguai foi obrigado a atacar, dando espaço para a seleção uruguaia

Aos 41 minutos. Arévalo tomou a bola de Ortigoza, passou para Diego Forlan, que chutou forte para marcar o segundo gol do Uruguai. O melhor jogador da última Copa do Mundo não marcava um gol para sua seleção desde o ano passado.

No segundo tempo, o Uruguai apenas administrou o placar e o Paraguai pouco ameaçou a meta defendida pelo bom goleiro Muslera.

Oscar Tabárez, o excelente técnico do Uruguai, promoveu duas substituições: Eguren no lugar de Diego Pérez e Cavani, no de Álvaro Pereira, para definir a partida à base de velocidade. Deu certo. Aos 44 minutos, Forlán arrancou em alta velocidade e chutou na saída de Villar para marcar 3 a 0 para a melhor seleção da América do Sul.

Uruguai, campeão da Copa América, com toda justiça.

Cruzeiro quebra invencibilidade do Corinthians e se aproxima do G4


Num jogo muito disputado, em que Joel Santana demonstrou mais uma vez sua competência, o Cruzeiro derrotou o até então invicto Corinthians, em pleno Pacaembu, por 1x0, golaço do atacante Wallinson. O técnico do Cruzeiro armou bem o sistema defensivo, passou a responsabilidade do ataque para o adversário e jogou no contra-ataque. Deu certo. Embora com maior volume de jogo, o Corinthians criou poucas oportunidades de gol, perdeu algumas chances e quando acertou o alvo, Fábio defendeu bem, provando mais uma vez que é um grande goleiro.

O Cruzeiro além do maravilhoso gol de Wallinson ainda teve um pênalti claríssimo a seu favor não marcado pelo juiz e, ao final da partida, Montillo desperdiçou uma excelente oportunidade. Foi um resultado justo, que interrompe a arrancada do time paulista, dando mais emoção ao campeonato.

Os resultados dos jogos das outras equipes que estão na parte de cima da tabela beneficiaram ao Corinthians.

O São Paulo, na estréia do fracassado técnico Adilson Batista, apenas empatou de 2x2 com o Atlético GO, time que desde o inicio do campeonato está na zona de rebaixamento.

O Flamengo, que menosprezou o Ceará, também amargou um empate em 1x1. Ronaldinho Gaucho e Thiago Neves que forçaram o terceiro cartão amarelo no jogo anterior, certamente, por considerar o Ceará um adversário fácil estavam redondamente enganados e prejudicaram o rubro-negro.

O Palmeiras perdeu para o Fluminense, que começa a mostrar melhor futebol, agora sob o comando de Abel Braga.

Quem se deu bem nesta rodada foi o Vasco, que venceu o Atlético Mineiro, em Ipatinga por 2x1, com péssima atuação do juiz, que marcou dois pênaltis inexistentes contra o Galo. Um perdido, outro convertido. O Atlético continua próximo da zona do rebaixamento.

O Atlético PR conseguiu, finalmente, sua primeira vitória na competição, ao derrotar o Botafogo por 2x1. O time carioca que começou bem a competição já começa a se distanciar dos primeiros colocados e passa a preocupar sua torcida.

América MG e Figueirense fizeram um jogo digno de dois candidatos ao rebaixamento e não passaram do 0x0. Mesmo placar de Bahia x Coritiba. O time baiano continua sem vencer em casa e o Coxa sem ganhar fora de casa. Os dois tabus continuam.

Em partida antecipada, na quarta-feira, o Internacional se recuperou depois de três derrotas consecutivas e derrotou o Avaí por 3x1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário