quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Viagem ao Peru – Terceiro Capítulo: Lima


Palácio do Governo
Dia 10 de junho de 2012, domingo, nosso último dia no Peru. Ao meio dia estaremos voando de Cusco para Lima. Chegaremos a Lima por volta de 13 horas e nosso voo para o Brasil sairá apenas as 22 horas, portanto, teremos toda a tarde para conhecer, mesmo que superficialmente, a capital peruana.

Levantamos cedo para sairmos para curtir um pouco mais Cusco. Logo que chegamos à rua principal, uma surpresa: um belo desfile popular, com direito a fantasias, bandeiras, banda de música, andor com santo, etc.

Desfile religioso

 Na Praça das Armas, assistimos também a solenidade da troca da bandeira.
 
Militares perfilados para a troca da bandeira
Logo que chegamos a Lima, pegamos um taxi e fomos para o Centro Histórico. Passava pouco das duas horas da tarde e já estávamos famintos. Almoçamos um ótimo prato da cozinha peruana e fomos para a Praça das Armas ou Praça Maior. Criada por Francisco Pizzaro, esta praça abriga a Catedral, o Palácio do Governo, o Palácio Arcebispal e a atual Municipalidade, antigo Cabildo, entre outras construções do período colonial.
 
Conhecemos inicialmente a catedral, que com seu formato quadrangular imita o modelo da Catedral de Sevilha, destacando suas torres altas, com telhado de ardósia. Dentro da catedral há um interessante museu, que, infelizmente, por ser domingo, não nos foi possível conhecer.


Catedral
Fotografamos, em seguida, o Palácio do Governo. Construído em 1937, é residência oficial do presidente do Peru e de sua família, desde 1938. Na entrada principal há uma estátua de Francisco Pizarro. No seu interior há uma grande coleção de pinturas e esculturas.

Bandeira do Peru
 Tiramos várias fotos na praça.
 
Plaza Mayor
 
 
Resolvemos embarcar num “trenzinho da alegria” estacionado na praça e nos surpreendemos, pois se tratava de um veículo turístico. Ele circulou por todo Centro Histórico, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, com o locutor descrevendo todos os prédios e monumentos ao longo do percurso.

Passamos por antigos casarões com sacadas talhadas em madeira, conventos, igrejas, Palácio de Torre Tagle e importantes monumentos como o do herói José San Martin, que proclamou a independência do Peru, em 1821.

Monumento a José San Martin
 Foi ótimo! Ficamos bem impressionados com o bom estado de conservação e preservação dos bens históricos de Lima.

Em seguida, visitamos uma interessante exposição de fotografias, retratando os profissionais de rua, que atuam em Lima, como engraxates, fotógrafos, chaveiros, jornaleiros, feirantes, amoladores, etc.

Já no final da tarde, pegamos mais um taxi e fomos para Miraflores, tradicional bairro de Lima, à beira mar, repleto de modernos edifícios residenciais, hotéis, shoppings, cassinos e bares.
 
Vista noturna da praia de Miraflores
  
 


Miraflores representa a parte moderna de Lima, cidade que nos Impressionou muito e merece outra visita, com pelo menos quatro dias para conhecê-la melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário