quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Viagem ao Peru – Primeiro Capítulo: Cusco e Vale Sagrado

Praça das Armas - Cusco - Peru
No dia 07 de junho de 2012 chegamos a Cusco, a 3.400 metros de altitude, cidade mais importante para o turismo do Peru, sendo o ponto de partida e chegada para Machu Picchu. No passado foi o centro administrativo e cultural do Império Inca.
Era meio-dia e nos instalamos no Hotel Terra Andina, localizado a 500 metros do Centro Histórico de Cusco, com instalações simples, mas bem confortáveis e com ótimo atendimento.
Para ganhar tempo almoçamos no próprio hotel e saímos para conhecer a área central da cidade.

Era dia de corpus christi e havia uma festa popular nas ruas, com grande aglomeração de pessoas, barraquinhas, banda de música, danças, etc. O povo peruano nos pareceu simples, porém atencioso, simpático, agradável e muito alegre. A grande maioria com feições indígenas e estatura muito baixa.


Passamos pela Praça das Armas, onde se destacam a Catedral, exemplar da Escola Cusquenha de pintura, que envolve o barroco europeu e a arte andina e a igreja da Companhia de Jesus, construída pelos jesuítas sobre o Amarucancha, antigo palácio inca Huayna Cápac.

Seguimos para o Convento de Santo Domingo, onde, no início do século XVI, os espanhóis construíram uma igreja católica sobre os muros de pedra de Coricancha, templo mais importante do império inca. A igreja tem três naves, um domo, um coro esculpido para cedro, as paredes estão decoradas com azulejos de Sevilha. No convento há uma pinacoteca expondo pinturas dos séculos 17 e 18.



Voltamos para a festa popular e aproveitamos para conversar e tirar fotografias com os nativos.


Fizemos um lanche e voltamos para o hotel e compramos, ao preço de trinta e cinco dólares, por pessoa, um passeio pelo Vale Sagrado no dia seguinte. Deitamos cedo, pois às seis da manhã o guia iria nos pegar.

O Valle Sagrado de los Incas é uma região de grande valor histórico e arqueológico no vale do rio Urubamba. Há nesse vale descendentes incas que ainda falam quéchua e cultivam os usos e costumes incas.

Nossa primeira parada foi no Mirador Taray, de onde se vislumbra boa parte do Vale Sagrado.


Em seguida, visitamos o sítio arqueológico de Pisac, com suas bem traçadas terrazzas (sistema de plantio inca) Fizemos uma boa caminhada, apreciamos uma paisagem deslumbrante.





Lamentamos apenas que nosso guia disponibilizou pouco tempo para contemplarmos o sitio arqueológico e muito tempo no mercado local.

Na parada para um típico almoço peruano (incluído no preço), nos surpreendemos com o restaurante instalado num casarão espaçoso e com a comida saborosa.  Nos fundos do restaurante há uma grande área verde, onde circulam algumas lhamas, animal símbolo dos Andes. 


Seguimos para a fortaleza de Ollanta y Tambo, com suas ruínas seculares




Grupo de alunos peruanos aprenendo a história inca "in loco/'
Seguimos para o povoado de Chinchero, que fica entre Cusco e Urubamba, região belíssima, rodeada de campos verdejantes e montanhas nevadas.

Montanhas e ruinas de Chincheiro

Povoado de Chincheiro

Crepúsculo em Chincheiro
Para encerrar nosso dia, tivemos um encontro com os descendentes dos incas que nos mostraram como tecem seus tecidos e fabricam suas tintas.



Nossos colegas de excursão ao Vale Sagrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário