sábado, 23 de junho de 2012

Viagem à Europa – Terceiro Capítulo: Barcelona.


Após partirmos de Santos no dia 09 de abril, passando por Recife, Tenerife e Lanzarote, desembarcamos em Barcelona no dia 22. Fundada no final do século I A.C., Barcelona é a Capital da Comunidade Autônoma da Catalunha.

Quando se fala dessa importante cidade catalã, é inevitável lembrar-se da grande transformação sofrida por essa metrópole milenar após a realização das Olimpíadas de 1992. Por meio de um bem elaborado Planejamento Estratégico, Barcelona se estruturou e se modernizou, usufruindo até hoje do inestimável legado deixado pelas Olimpíadas.

Chegamos pela manhã e nos instalamos no Hotel Casp 74, a três quadras da Praça Catalunha. Nosso apartamento era amplo, com uma grande sala no primeiro andar, com cozinha bem equipada, com fogão, lavadora, micro-ondas, lava-louças, etc., um espaço com mesa de jantar, sofá, televisão e uma área externa livre. No segundo andar três quartos, que abrigava bem nosso grupo de sete pessoas. Á noite sempre reuníamos no primeiro andar para beber vinho, comer, jogar YAM, contar piadas e rir muito.

Logo que chegamos, compramos na própria recepção do hotel, tickets para dois dias no ônibus de turismo, aquele de dois andares, com o andar de cima aberto. Após o almoço pegamos o ônibus. Nele há a locução dos pontos turísticos, à medida que o veículo se desloca, em quinze idiomas diferentes, inclusive em português e os passageiros podem subir e descer quantas vezes quiser durante todo o dia. Neste primeiro dia resolvemos não descer, apenas apreciar de dentro do ônibus, anotando o que seria mais interessante para descermos no dia seguinte. Passamos por diversos pontos turísticos, tais como: Praça Catalunha, Rambla, La Boqueria, Catedral, Bairro Gótico, Vila Olímpica, Casino, Sagrada Família, Park Guell, Estádio Nou Camp, Estátua de Cristóvão Colombo, Praça de Espanha, La Pedrera, Casa Batllo, etc.
No final da tarde formos ao Museu Picasso. Deslumbrante! Nele é possível conhecer toda a sua evolução, desde seus primeiros desenhos, passando pelas várias fases de desenvolvimento até sua plenitude como artista consagrado. Além das famosas pinturas, conhecemos, também, belas cerâmicas de sua autoria.


Sala principal do Museu
Pátio interno do Museu
No segundo dia fizemos várias descidas do ônibus para conhecermos melhor cada ponto turístico de nosso interesse e tirar muitas fotos. Destacamos os seguintes pontos:
Praça Catalunya. É um ponto de convergência, onde todas as ruas ao redor se encontram. É muito bonita e possui ótimas lojas, hotéis, restaurantes.

Sagrada Família, famosa igreja criada pelo arquiteto Antoni Gaudi. O projeto foi iniciado em 1882 e assumido por Guadi em 1883, quando tinha 31 anos, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida. A obra continua até hoje e sua conclusão está prevista para 2026, ano do centenário da morte de Gaudi.


Park Guell, reflete a grandeza artística de Gaudi. As suas obras, expostas no parque, apresentam uma mistura de elementos de diferentes estilos (romântico, barroco, dórico, pré-romano, etc.), além do contraste entre as texturas e cores dos diversos materiais de construção, evidenciando uma grande liberdade criativa e eclética.



Casa Milá ou La Pedrera, edifício projetado por Gaudi, não possui linhas retas. Muito mais que um simples edifício, é uma belíssima obra de escultura. Está sempre rodeado de turistas com suas máquinas fotográficas. A Casa Milá serviu de inspiração para outros edifícios com aparência biomórfica aparente, como, por exemplo, a Torre Einstein, em Potsdam e a Disney Concert Hall, em Los Angeles, etc.


Casa Batllo, prédio reformado por Gaudi, que lhe impôs sua marca registrada e seu estilo inconfundível:


No terceiro dia de Barcelona, levantei cedo, vesti a camisa do Cruzeiro, mais conhecida como “manto sagrado” e fui conhecer o famoso templo do futebol catalão, o estádio Camp Nou, do Futebol Club Barcelona. Com capacidade para 95.000 expectadores, o estádio agrega também a sede social e administrativa do FC Barcelona e o museu do clube.


Para quem gosta de futebol essa visita é imperdível. Eu e a Léia fomos de metrô e não foi dificil chegar lá. Era dia do jogo Barcelona X Chelsea, pela semifinal da Champions League e já havia alguns torcedores fanáticos fazendo barulho à porta do estádio. Entramos na fila para comprar ingressos, mas, infelizmente, eles já estavam esgotados. Naquele momento o time do Chelsea estava fazendo reconhecimento do gramado, o que nos impediu de entrar no estádio. Tivemos que nos contentar com a visita ao museu.  Mas foi ótimo. Conhecemos toda a história desse fantástico clube, seus troféus e suas inúmeras conquistas.


A famosa taça da Champions League


Ao final da tarde participamos de uma grande festa no centro de Barcelona. Era dia 23 de abril, dia de Sant Jordi (São Jorge para nós), padroeiro da Catalunha. Nesse dia os catalãos cultivam o hábito dos homens presentearem as mulheres com rosas e estas lhes dão livros. Milhares de pessoas circulavam pelas ruas, no meio de um grande número de barracas vendendo rosas e livros.Esse é também dia dos namorados na Catalunha e dia mundial do livro. Caminhamos pela La Rambla, onde reinava um belíssimo clima de fraternidade e comunhão de alegria e paz entre as pessoas. Foi maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário