quinta-feira, 14 de junho de 2012

Viagem à Europa – Segundo Capítulo: Travessia no Splendour of the Seas, paradas em Tenerife e Lanzarote.



 
No post anterior relatamos a primeira parada em Recife e Olinda. Em seguida navegamos durante cinco dias, numa velocidade aproximada de trinta e nove quilômetros por hora. Aparentemente pode parecer monótono passar cinco dias em alto mar, mas foi o contrário, tantas foram as atividades a bordo e tão agradável estava a viagem e a convivência com nossos amigos e com a pessoas que fomos conhecendo, que cinco dias passaram voando.




Interessante foi atravessar a linha do equador e entrarmos no hemisfério norte. Houve uma encenação, na qual o Comandante do navio pediu permissão para fazer a travessia ao Rei Netuno. O evento ocorreu no Cetrum, um espaço localizado no quarto deck. Lá estavam além do Comandante, todos o diretores do navio. Após ouvir a solicitação do Comandante, o Rei Netuno passou várias tarefas ao Comandante e aos diretores e somente após o cumprimento delas houve a autorização para a travessia.



Em seguida fomos todos para o nono deck, onde se localiza a piscina externa, um telão e uma grande área livre. Lá estava grande parte dos dois mil passageiros, quase todos vestidos de branco, seguindo uma recomendação da direção do navio. A travessia do equador estava programada para meia noite e a expectativa era semelhante aos momentos que antecedem ao réveillon. Houve até a contagem regressiva, finda a qual houve uma grande festa, um verdadeiro carnaval brasileiro,



Durante os cinco dias de navegação, assistimos dois shows de muito bom nível: o do cantor inglês Gary Willians e o Terra Brasil, além do humorístico Elvis Presley Cover.


Gary Willians

ShowTerra Brasil

Elvis Presley Cover

 Dia 18 de abril, sete horas da manhã, desembarcamos em Tenerife, a maior ilha do arquipélago das Canárias, com 908 mil habitantes, a mais habitada das ilhas espanholas. Em seu relevo, destaca-se o vulcão Teide, com 3.718 metros. Curiosamente, o maior evento da ilha Tenerife é o carnaval, considerado o segundo maior do mundo. Lá também nasceu em 1534, o Padre José de Anchieta.



A ilha de Tenerife dispõe de diversos pontos turísticos, tais como: locais históricos, igrejas, praias, lagos, parques temáticos, vulcões, formações geológicas, etc. O navio nos disponibilizou algumas excursões pela ilha, todas elas ocupando o dia todo. Ao mesmo tempo fomos informados que Tenerife é uma zona franca, bem interessante para compras de eletrônicos, relógios, joias, roupas, etc. Nosso grupo é formado por três homens e quatro mulheres. Eles queriam conhecer a ilha, elas fazer compras. É claro que passamos o dia nas compras.



Voltando ao navio, navegamos mais um dia e desembarcamos em Lanzarote, a outra ilha canária, a mais oriental delas. É formada por vulcões adormecidos, enormes crateras e rios de lava. Nelas destaca-se o Parque Nacional de Timanfaya. O seu habitante mais célebre foi o famoso escritor português José Saramago, Prêmio Nobel da Literatura, em 1998, já falecido. Por ser também zona franca, continuamos a fazer compras. Antes passeamos pelas suas ruas e, eu tentei visitar o Museu Histórico de Arrecife, que, infelizmente estava fechado.





Um detalhe curioso foi a estatua de um homem nu numa posição estranhíssima. Vai entender!



Fizemos boas compras e retornamos para o navio cumprir a última etapa de navegação até Barcelona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário