domingo, 8 de julho de 2012

Viagem à Europa – Sexto Capítulo: Paris II


Último dia em Paris. Às vinte e três horas estaremos embarcando de volta ao Brasil, precisamos aproveitar bem este dia. O grupo, por sugestão das mulheres, resolveu passar o dia na Galeria Lafaiete, fazendo compras, naturalmente. Eu me rebelei e fui procurar museus, sozinho.
Minha primeira opção foi o Museu de Orsay (ou Musée d´Orsay, em francês), um extraordinário acervo instalado numa antiga estação ferroviária, Gare de Orsay. Já estive neste museu em outra viagem, mas valeria a pena revê-lo, Infelizmente a fila estava enorme e eu com pouco tempo.
Descobri que ao lado do Orsay há outro museu também interessante, o Museu da Legião de Honra, que possui uma enorme coleção de medalhas militares, de Honra ao Mérito e das Ordens da Cavalaria, diversas pinturas retratando Napoleão e outros heróis, vídeos sobre celebridades francesas como Pasteur, Lamartine, Citroen, objetos pessoais de Napoleão, incluindo um curioso nécessaire dentário, que ele levava para o campo de batalha. A entrada é gratuita, mas infelizmente não é possível fotografar nas dependências do museu. Vale a pena conhecer.
Concluída a visita, fui a pé, para o Museu Rodin, que fica a cerca de um quilômetro de distancia, no número 79, da Rua de Verenne (Estação de metrô: Varenne, linha 13 ou RER C).
O museu está localizado no antigo prédio do hotel Biron, que Rodin usou como sua oficina a partir de 1908. Posteriormente ele doou sua obra completa para o Estado francês na condição que o prédio fosse transformado em um museu dedicado a sua obra.
A fila estava pequena e eu com grande expectativa para conhecer as obras de um dos artistas mais geniais da história da arte. Inicialmente fui conhecer o jardim, que é um belíssimo museu a céu aberto, com as principais esculturas do mestre Rodin, em tamanho natural, ao lado de árvores e roseiras muito bem cuidadas.
Segue algumas fotos tiradas no jardim.
Portões do Inferno

Ugolino e seus filhos

O Pensador
Em seguida entrei no prédio para completar a visita:


Nu na luz do sol, de Auguste Renoir


E assim concluimos nossa viagem de 23 dias, 13 na travessia no Splendor of the Seas e 10 na Europa, passando por Barcelona, Lisboa, Fátima, Porto e Paris. Um grande abraço e meus agradecimentos ao nossos colegas de viagem: Plínio, Nágila, Kiliam, Marinete, Graça e Léia, minha mulher. O passeio foi ótimo e a companhia muito agradável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário