quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Times mineiros à beira do abismo


No inicio do ano, a imprensa esportiva e os torcedores de Minas estavam eufóricos. Depois de muitos anos, Minas Gerais voltava a disputar o Campeonato Brasileiro de Futebol, na Série A, com os seus três principais clubes. E a perspectiva da participação deles era bem positiva.

O Cruzeiro havia feito uma ótima participação no campeonato do ano anterior, quando esteve sempre entre os primeiros colocados e terminou a disputa como vice-campeão. Iniciou a disputa da Taça Libertadores da América de forma espetacular e tudo indicava que seria um forte candidato ao título este ano.

O Atlético embora tenha lutado para não cair para a Série B no ano passado, anunciava a disposição de investir pesado na contratação de jogadores de alto nível e pretendia entrar na disputa pelo título. Alguns sonhadores acreditavam que os dois principais times de Minas iriam travar uma bela disputa pela liderança do campeonato brasileiro.

O América, depois de uma boa participação na Série B do ano passado, voltava em grande estilo para a Série A e tudo indicava que poderia fazer pelo menos uma campanha razoável, que o faria permanecer na Série A.

Doce ilusão! Com o decorrer do campeonato, a realidade se mostrou cruel para os mineiros.

O Cruzeiro começou o campeonato de forma catastrófica. Nas cinco primeiras rodadas, perdeu duas partidas e empatou três, alcançando apenas três pontos em quinze disputados. Trocou de técnico, demitindo Cuca e contratando Joel Santana, que no início de seu trabalho conseguiu cinco vitórias em seis jogos, com ótimo aproveitamento. Em seguida, voltou a perder seguidamente. Em paralelo, o time foi sendo desmontado pela diretoria. No inicio do ano já haviam saído Jonathan e Leonardo Silva. Depois saíram Henrique, Gil, Thiago Ribeiro, Gilberto e Dudu. Wallison, o melhor atacante do time se contundiu seriamente e só volta a jogar no próximo ano. Nova troca de técnico: sai Joel Santana e entre Emerson Ávila. O time continua perdendo. Sai Emerson Ávila e entra Wagner Mancini e as derrotas continuam. Já são onze jogos sem vitória, caminhando para o rebaixamento. Culpa exclusiva do Zezé Perrela, que entrou pobre no Cruzeiro, ficou milionário lá dentro, sabe-se lá como, e agora entrega o time nesta situação ridícula. 

O Atlético investiu em torno de 27 milhões de reais, contratando jogadores que já fizeram sucesso no passado, mas o resultado foi pífio. Continua como nos anos anteriores, lutando para não cair. O Galo é um mistério: tem boa estrutura física, com o melhor centro de treinamento do Brasil, contrata bons treinadores, bons jogadores, paga os salários em dia e não consegue se firmar. É sério candidato ao rebaixamento.
Quanto ao América, este já está, praticamente, na segunda divisão. Tem até jogado bem, mas sempre perde ou empata. Tudo indica que vai comemorar o seu centenário, no próximo ano, na Série B.

Um comentário:

  1. Desse jeito, só buscando reforços no Chile, afinal eles são especialistas em tirar mineiros do buraco! Só espero que o último jogo não seja um final às avessas... senão vai ser tenso!

    ResponderExcluir