sábado, 16 de abril de 2011

Dicas de Saúde


Embora não tendo nenhuma formação em medicina, educação física e muito menos nutrição, arrisco a dar algumas dicas de saúde. Fruto de minha longa experiência de vida. Afinal, ficar velho serve para alguma coisa. Pelo menos a pessoa pensa que já pode dar pitacos sobre qualquer assunto. Há um provérbio francês que diz “Se os jovens soubessem, se os velhos pudessem”.

É uma realidade, às vezes quando se aprende não dá mais. Por outro lado, os jovens inteligentes podem aprender com os mais velhos e os velhos, se tiverem boa condição física, muitas vezes ainda podem.

Mas vamos lá:

Quatro mil, quarenta, quatro.


Se você leva uma vida sedentária, está acima do peso, não tem tempo para freqüentar uma Academia de Ginástica, mas está consciente que precisa começar a se mexer, no bom sentido, é claro, vou dar-lhe uma dica simples, mas que poderá ser muito útil.
Bem, a dica é começar a caminhar. A caminhada é o exercício mais simples, fácil de fazer, barato e toma pouquíssimo tempo. O problema é que o cara caminha no fim de semana, sente bem, acha ótimo e na segunda-feira esquece. Passa a semana toda usando elevador para subir um andar, pegando o carro para ir até a esquina comprar cigarro, ficando sentada a maior parte do tempo e comendo feito um glutão... Aí no próximo final de semana se ele lembrar ou der tempo, caminha novamente.
O tempo vai passando, o cara cada vez mais gordo, mais ocioso e com a consciência pesada, mas eu vou lhe apresentar a solução:


SEUS PROBLEMAS ACABARAM!

Faça os quatro mil, quarenta, quatro. Simples, não?
Eu explico: Você caminha quatro mil metros, em quarenta minutos, quatro vezes por semana. Marque na sua agenda. Pode ser terça, quinta, sábado e domingo, pois assim fica mais fácil
de cumprir. Mas precisa ser todas as semanas. Por um tempo curto, digamos... Apenas até você completar 95 anos. Coisa rápida!


“Estou acima do peso, vou entrar numa Academia”
Eis aí uma ilusão que atinge muita gente que está acima do peso. Acha que bastará entrar numa Academia e logo irá alcançar o peso que tinha há dez anos. Ledo engano. Primeiro que boa parte das pessoas que se matriculam numa Academia de Ginástica não conseguem manter uma freqüência regular. Nas duas primeiras semanas o cara freqüenta normalmente, na terceira semana falta um dia. Na quarta, faz uma viagem a serviço por três dias (segunda, terça e quarta) e aproveita para voltar à atividade física somente na próxima segunda-feira. Mesmo sabendo que no hotel havia alguns aparelhos para ginástica preferiu aproveitar a viagem para “descansar”. Daí para frente nosso herói vai um dia, falta dois até desistir de vez. Por isso é um ótimo negócio para as Academias aquele plano semestral, onde o cliente tem um ótimo desconto para pagar, antecipadamente, por seis meses de atividades que ele não vai cumprir.
Na verdade, quem quer realmente diminuir o peso deve ficar atento ao seu IMC - Índice de Massa Corporal (peso : altura ao quadrado). Como é sabido este deverá ficar entre 21 e 25. Acima de 25 representa sobrepeso, acima de 30, obesidade e acima de 40, obesidade mórbida.
A partir daí é reeducação alimentar e atividade física. Muita força de vontade, determinação e persistência. Nada mais.

Café da Manhã Saudável


Como sabemos, o café da manhã é a nossa mais importante refeição. Vai aí uma sugestão bastante saudável:

1 copo de leite desnatado ou semi desnatado
3 colheres de sopa de aveia
2 colheres de sopa de granola
1 colher de sopa de semente de linhaça dourada, triturada no liquidificador
1 colher de mel
1 banana prata, em pequenas rodelas

Misture tudo e “Krau”, toma que é uma delícia!

Valor dos ingredientes:

Aveia: É uma importante fonte de energia de longa duração. Contém vitaminas e minerais benéficos para o sistema cardiovascular. Por ser rico em fibras solúveis, o cereal reduz as taxas do colesterol ruim (LDL) e previne o câncer do intestino.
Granola: É uma mistura de cereais torrados com castanhas, sementes e açucares. É muito nutritiva, saudável e rica em fibras.


Semente de Linhaça: Rica em ácidos graxos, ômega 3, anticancerígena e quando triturada em liquidificador torna-se uma excelente reguladora das funções intestinais, além de ajudar na redução do colesterol ruim e na perda de peso.


Mel: Contêm vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo e potássio) e um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).


Banana: Rica em potássio, vitamina C e amido.


Obs.: É aconselhável, antes de tomar o café da manhã, ainda em jejum, tomar dois copos de água, aguardar quinze minutos para, aí sim, se deliciar com o café da manhã.


Tomando esta gororoba todas as manhãs, você ficará forte, saudável e potente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário