segunda-feira, 4 de abril de 2011

Capeonatos Estaduais na Reta Final

Após mais de dois meses de disputa, os campeonatos estaduais de futebol estão chegando à sua fase decisiva sem nenhuma surpresa. Certamente se classificarão para a real disputa do título, os chamados times grandes, deixando claro mais uma vez que estas competições são mal planejadas, tem um número excessivo de clubes e uma fórmula de disputa ultrapassada. Nós analisamos apenas os campeonatos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde jogam onze dos vinte times do campeonato brasileiro, mas nos demais estados a situação é parecida. É preciso fazer uma reformulação nestas disputas, tornando-as mais enxutas e mais atrativas. 

Campeonato Mineiro



A rodada deste fim de semana apresentou a vitória magra do América sobre o Tupi, em Juiz de Fora por 1x0. Interessante notar que o América fez uma excelente partida contra o Cruzeira na semana passada, mas perdeu o jogo por 3x2 e no último sábado jogou mal e venceu o Tupi. Com esta vitória o América praticamente garantiu sua participação na fase final.
O Cruzeiro chegou a sua oitava goleada do ano e a sexta vitória consecutiva, vencendo o Guarani de Divinópolis por 4x1, demonstrando todo seu poder ofensivo. Já classificado para a fase final do campeonato, o time terá dez dias de descanso e preparação para enfrentar o Estudiantes, no próximo dia 13, na Argentina, pela Taça Libertadores, onde também já está classificado.
O Atlético venceu o Democrata, em Governador Valadares, por 3x1. Esta vitória serviu para aliviar o inicio de crise que já se desenhava após os péssimos resultados das últimas partidas.
Faltam apenas duas rodadas para conhecermos os quatro finalistas. Certamente entrarão os três times da Capital e, provavelmente, o América de Teófilo Otoni, que tem se revelado a boa surpresa entre os times do interior.
Pela campanha que vem fazendo ao longo da competição, o Cruzeiro se credencia como o favorito para a conquista do título, mas como o critério de disputa na fase final é pelo sistema de mata-mata, tudo pode acontecer. Aliás, a estatística mostra que o time que termina a primeira fase como primeiro colocado, normalmente, perde a decisão final.

Campeonato Paulista


Com o número espantoso de vinte equipes, o campeonato paulista está próximo de sua fase final, faltando agora apenas duas rodadas. O Palmeiras lidera, seguido de São Paulo, Corinthians e Santos. Como se classificam oito equipes temos ainda Ponte Preta, Oeste, Mirassol e Paulista.
No grande jogo desta rodada, o Palmeiras foi o grande vencedor ao bater o Santos no estádio da Vila Belmiro, por 1x0, gol de Cléber. Demorou, mas o técnico Luiz Felipe Scolari acabou por acertar o time do Palmeiras que vem apresentando um bom futebol, jogando com raça, disposição e muita luta, dentro do conhecido estilo de seu treinador.
Já o Santos embora tenha um time com grandes jogadores, como Neymar e Ganso, vem patinando desde a saída do técnico Dorival Júnior. Naquela ocasião houve um quebra de disciplina, quando o Neymar discutiu, em público com o treinador e a diretoria santista optou por dispensar o técnico. Parece que o incidente ainda não foi superado.
A grande sensação desta rodada foi o golaço do jogador Lucas do São Paulo contra o Mirassol na vitória de 1x0. Ele pegou a bola no meio de campo, fez uma fila da defesa do Mirassol e marcou um gol memorável. Eu acredito que este jogador tem mais potencial que o Neymar, do Santos. Eu o vejo dentro pouco tempo brilhando no futebol europeu e recebendo o troféu de melhor jogador do mundo. Vai depender apenas dele ter uma boa cabeça e parece que ele tem e, naturalmente, de muito esforço e dedicação para continuar crescendo e desenvolvendo seu magnífico futebol.
Indicar um provável campeão paulista é prematuro, mas o Palmeiras por estar em ascensão e o São Paulo pelos valores individuais são os principais candidatos.

Campeonato Carioca


Disputado em dois turnos distintos, o Campeonato Carioca, que já tem o Flamengo como um finalista, por ter vencido o primeiro turno, está próximo de concluir o segundo turno.
Neste segundo turno temos no Grupo A, a liderança do Vasco com 13 pontos, seguido pelo Flamengo com 12. No Grupo B, o Olaria, única boa surpresa deste ano, lidera com 13 pontos, seguido do Botafogo com 11. Faltam duas rodadas, classificando-se duas equipes em cada grupo, que no sistema mata-mata decidirão a Taça Rio, cujo campeão disputará o título com o Flamengo, campeão do primeiro turno ou Taça Guanabara.
Em termos técnicos os quatro grandes do Rio ainda não convenceram, apenas o Vasco que começou a temporada muito mal, está em ascensão.
Para a conquista do título é muito difícil fazer qualquer previsão. O Flamengo está invicto, mas não apresenta um bom futebol, o Fluminense já melhorou um pouco, mas ainda não recuperou o bom futebol do ano passado, o Botafogo continua muito mal e o Vasco, que não ganha um título há oito anos e está muito motivado, poderá até surpreender.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário