terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O que esperar do futebol brasileiro em 2013




O ano de 2012 foi muito positivo para o futebol brasileiro, principalmente, para os times, já que a seleção, mesmo apresentando certa evolução, deixou a desejar, como tem ocorrido nos últimos anos.

Nossas equipes venceram todas as competições internacionais das quais participaram.

O Santos ganhou a Recopa Sul-americana. Trata-se de uma competição oficial organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) e reuniu o campeão da Taça Libertadores da América (Santos) e o campeão da Copa Sul-americana (Universidade de Chile), ambos do ano anterior (2011).   Em Santiago do Chile foi 0x0 e no Brasil 2x0 para o Santos.

O São Paulo levantou a Copa Sul Americana, após uma final tumultuada contra o Tigres da Argentina. 0x0 na Argentina e 2x0 apenas no primeiro tempo no Morumbi. No segundo tempo o Tigres não voltou ao gramado, alegando que seus jogadores foram agredidos pelos seguranças do São Paulo no vestiário. A CONMEBOL confirmou o título do São Paulo.

Ao Corinthians coube a grande façanha do ano. Ganhou o sonhado título de campeão da Taça Libertadores da América sobre o Boca Juniors e o título mundial em cima do milionário Chelsea, da Inglaterra.

O sucesso das equipes brasileiras em 2012 é resultado de  maior investimento e melhor gestão que vem ocorrendo nos últimos anos no Brasil, embora tenhamos que evoluir muito.

Para 2013 podemos ser otimistas. Quatro times (Fluminense, Atlético-MG, Corinthians e Palmeiras) já se classificaram para a fase de grupos da Taça Libertadores e dois outros (Grêmio e São Paulo) vão participar da pré Libertadores, com grandes chances de também participar da fase de grupos. Poderemos ter até seis agremiações na Libertadores e será possível, inclusive, ter dois times brasileiros na final. Na Recopa já garantimos um título brasileiro, já que dois times nacionais vão disputar a competição: Corinthians e São Paulo.

O Campeonato Brasileiro tem melhorado  todos os anos e podemos esperar mais uma disputa emocionante este ano. As equipes estão se reforçando, poucos jogadores foram vendidos para o exterior e alguns estão sendo repatriados, como é o caso do Pato, maior aquisição do Corinthians.

Quanto à seleção brasileira, pairam dúvidas. Depois de dois anos de renovação, nenhuma conquista importante e uma aparente evolução nos últimos jogos, a nossa seleção é uma incógnita para a disputa da Copa das Confederações em junho próximo. O técnico Mano Menezes perdeu todos os jogos contra as seleções da primeira linha do futebol mundial, além de perder a medalha de ouro mais fácil que o Brasil já teve oportunidade de disputar nas Olimpíadas de Londres de 2012. Por isso foi substituído.

Agora, sobre o comando de técnico Felipão, que conquistou nosso último mundial em 2002, as esperanças se renovam e esperamos voltar a ganhar títulos. A disputa será árdua na Copa das Confederações, pois teremos, entre outras, as seleções do México, da Itália e da temida Espanha, considerada por todos como a melhor seleção de futebol do mundo, atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário