terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Salve o Corinthians ...


Quando a CBF teve a coragem de alterar o sistema de disputa  do Campeonato Brasileiro, a partir de 2003, instituindo os pontos corridos,  houve muita reação. Liderados pela Rede Globo, muitos comentaristas esportivos protestaram, alegando que a competição perderia interesse, já que não haveria uma final de campeonato e caso um time disparasse na liderança, o campeonato ficaria sem graça, sem motivação.
Ledo engano. Hoje o campeonato brasileiro está muito mais emocionante  que na época que existia aquela fórmula esdrúxula, que começava por pontos corridos e terminava num mata-mata, onde o oitavo colocado poderia se tornar campeão, como aconteceu com o Santos em 2002. 
Na verdade o interesse não se prende apenas a quem será o campeão, existem muitos outros interesses, como a participação do time na Copa Libertadores da América, na Copa Sul Americana e na permanência na série A.
Dessa forma, tivemos um final de campeonato maravilhoso, das dez partidas da última rodada, apenas uma não despertava interesse: América MG X Atlético GO.mento
A disputa pelo título ficou entre o Corinthians e Vasco e qualquer que fosse o desfecho, o título ficaria em boas mãos. Ficou com o timão, que obteve, ao longo do campeonato, o maior número de vitórias, o ataque mais positivo, o menor número de gols sofridos e o melhor saldo de gols, neste item ao lado do Vasco, além de ter liderado a competição por 27 rodadas. Portanto, foi muito justa a conquista.
O campeonato disputado por pontos corridos, com cada time jogando contra todos os outros, em seu estádio e no estádio do adversário, torna o resultado final inquestinável.
Paralelamente tivemos a luta de Flamengo, Internacional, Figueirense, Coritiba , São Paulo  e Botafogo para a  vaga na Taça Libertadores. Deu Flamengo e Inter.
As duas vagas que restavam na Zona do Rebaixamento foram disputadas por Cruzeiro, Ceará e Atlético PR. Aí não houve emoção, pois o Cruzeiro liquidou seu arqui-rival Atlético Mineiro já no primeiro tempo vencendo por 4x0. Ao final do jogo o resultado foi ainda mais elástico: 6x1. Uma goleada histórica e humilhante, ratificando a nítida superioridade dos azuis sobre o Galo. Nos últimos 50 jogos, houve 26 vitórias do Cruzeiro, 12 vitórias do Atlético e 12 empates.
Lamentável foi o Cruzeiro ter feito uma campanha ridícula, chegando ao final do campeonato precisando vencer a última partida para se salvar do rebaixamento.
Salve o Corinthians, Campeão dos Campeões...

Nenhum comentário:

Postar um comentário