sábado, 10 de dezembro de 2011

Barcelona 3 x 1 Real Madrid, Uma aula de futebol


Acabo de assistir ao jogo entre as duas maiores forças do futebol espanhol, realizada hoje no estádio Santiago Barnabéu, em Madri, campo do Real. Foi um show de bola, demonstrando claramente o estágio superior dessas duas equipes. Jogo duro, disputadíssimo, envolvente, mas leal, sem violência gratuita, sem simulação de pênaltis, sem chutões para o alto e sem o corriqueiro cai-cai tão comum nos jogos do futebol brasileiro.

Outra diferença marcante foi o comportamento dos dois técnicos, José Mourinho, do Real Madri e Pep Guardiola, do Barcelona em relação aos técnicos brasileiros. Os dois são, juntamente com o técnico Alex Fergusun, do Manchester United, os três finalistas para o prêmio de melhor técnico do ano. Eles se mostraram serenos e tranqüilos e a maior parte do tempo, sentados. Aqui estamos acostumados a ver a palhaçada que os treinadores fazem, gesticulando e esbravejando o tempo todo, em pé, a beira do gramado.

O jogo começou eletrizante. Logo aos 25 segundos, o Real Msdrid abriu o placar, após uma falha do goleiro Victor Valdez, Benzema finalizou bem.

O Real Madrid conseguia marcar bem a saída de bola, anulando a maior arma do time catalão, que é o toque rápido e envolvente. Foi assim que o Real conseguiu criar mais uma grande oportunidade de gol, quando Cristiano Ronaldo frente a frente com Valdés, chutou para fora. O Real Madrid seguiu com um ligeiro dominio da partida até os 25 minutos, quando o Barcelona equilibrou a partida e conseguiu seu gol de empate, aos 29, através de Alex Sánches, aproveirando um excelente passe do genial Messi. Daí em diante o Barça passou dominar a partida e terminou o primeiro tempo com mais posse de bola.

Logo no inicio do segundo tempo, aos sete minutos, Xavi chutou da entrada da área, a bola resvalou no brasileiro Marcelo e deslocou o goleiro Casillas, marcando 2x1 para o Barcelona. O Real Madrid esboçou uma reação e criou mais uma boa oportunidade de gol. Uma bola levantada na área, Cristiano Ronaldo cabeceou livre, para fora.

Aos 20 minutos saiu o terceiro gol do Barcelona, acabando com qualquer esperança para o time madrilhenho. Novamente Messi arranca pela intermediária e passa para Daniel Alves que cruza, na medida, para Fábregas fuzilar de cabeça.

O técnico José Mourinho, do Real, procedou suas três substituições, tentando uma reação, a principal delas foi a entrada de Kaká, no lugar de Ozil. O brasileiro fez algumas boas jogadas, mas não conseguiu mudar o panorama da partida.

No final, o Barcelona ainda conseguiu criar ótimas chances de gol e por pouco não amplia o marcador.

As duas equipes tiveram as seguintes formações:

REAL MADRID: Casillas; Coentrão, Pepe, Sergio Ramos e Marcelo; Lass Diarra (Khedira) e Xabi Alonso; Di María (Higuaín), Ozil (Kaká) e Cristiano Ronaldo; Benzema

BARCELONA: Valdés; Daniel Alves, Piqué, Puyol e Abidal; Busquets, Xavi e Iniesta (Pedro); Alexis Sánchez (David Villa), Messi e Fábregas (Keita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário