sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Viagem ao Chile, quinto capítulo: Museu Colonial e Centro Cultural Palácio La Moneda

Iglesia San Francisco
6º. Dia: Dedicamos este dia para atividades culturais. Bem ao lado de nosso hotel está o monumento arquitetônico mais antigo do Chile, a igreja San Francisco e o Convento da Ordem, complexo que foi construído de 1586 a 1628. Lá está instalado hoje, o Museu Colonial.

Começamos por conhecer a igreja por dentro. A sua configuração arquitetônica mostra uma nave central, duas laterais e duas capelas laterais formando uma cruz latina. O lado sul é a igreja, sacristia e claustro, onde se hospedam os franciscanos, o Museu Colonial e o pátio central, com árvores centenárias.



Após conhecer e fotografar a igreja fomos conhecer o museu colonial. Ele tem trabalhos em metal, pinturas e imagens sacras, espalhados por sete salas. A grande sala expõe 54 pinturas com a vida de São Francisco. São obras pictóricas coloniais mais importantes do Chile e melhor conservadas da América do Sul. Além das obras pictóricas, o museu exibe também prataria, ferro forjado e uma interessante coleção de fechaduras hispano-americanas, etc.



Destaca-se também a sala dedicada a Gabriela Mistral, importante poetisa chilena, prêmio Nobel de Literatura em 1945. Lá estão as medalhas e diploma dessa importante premiação.

Centro Cultural do Palácio La Moneda

 
Ao visitarmos pela primeira vez o Palácio La Moneda, sede do governo federal, não imaginamos que sob o extenso jardim (Praça da Cidadania) à sua frente, houvesse um interessante e amplo Centro Cultural. Foi na segunda vez que observamos uma placa e uma escada lateral que dá acesso ao Centro Cultural Palácio La Moneda, inaugurado em 2006 com o intuito de valorizar a cultura chilena.

Ocupa 7.200 metros quadrados distribuídos por três pisos subterrâneos. Foi projetado pelo arquiteto Cristián Underraga Interessante notar que sua iluminação natural é proveniente do espelho d’água localizado na praça. Nele há várias exposições, algumas gratuitas e outras a preço simbólico. Ficamos em torno de três horas pro lá e não foi suficiente para conhecê-lo bem.

Para maiores informações veja o site oficial:http://www.ccplm.cl/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário