quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cai o Sexto Ministro do Governo Dilma. Quem será o próximo?


Com apenas dez meses de governo, a presidente Dilma (recuso-me a chamá-la de “presidenta”) foi obrigada a demitir seu sexto ministro. Cinco caíram depois de sofrerem graves denúncias de corrupção. Apenas o ministro Nelson Jobim saiu por ter criticado o governo. Parece-me que ele era o único ministro sério desse governo. Será que foi por isso que ele saiu?

Como das vezes anteriores o mau uso do dinheiro público nos ministérios denunciados já vinha ocorrendo há muitos anos, desde a época do governo Lula.

Foi exatamente o governo Lula, que em troca de apoio entregou os ministérios aos partidos (PR, PMDB, PCdoB, etc.) de “porteira fechada”, isto é, os ministérios passaram a funcionar como se fossem células independentes dentro do governo. A presidência perdeu o controle do que se passava em cada pasta.

O orçamento a eles destinado era utilizado a bel-prazer dos ministros e de seus assessores “verticalizados”, formando verdadeiros “feudos”. Dessa forma, era inevitável a corrupção.

Tudo Começou com o PM João Dias, fazendo sérias denúncias ao Ministério dos Esportes, por meio de entrevista para a revista Veja. Na reportagem, o policial que é ex-militante do PCdoB acusa Orlando Silva de envolvimento em irregularidades que teriam desviado mais de R$ 40 milhões do programa Segundo Tempo, em oito anos.

Mesmo assim, a presidente Dilma, orientada por Lula, tentou manter o ministro no cargo. A situação ficou insustentável após o Supremo Tribunal Federal acatar o pedido do procurador geral da República e abrir inquérito para investigar Orlando Silva.

O que vai acontecer? O ministro será substituído. Se ele for parlamentar volta para a Câmara ou para o Senado, como se nada houvesse acontecido e vai continuar levando a vida de Marajá, que nós patrocinamos para nossos bravos legisladores. E não se fala mais nisso!

Se não for parlamentar vai ocupar um dos 25.000 cargos comissionados que nosso governo dispõe para os “companheiros”.

Vamos aguardar o próximo escândalo.

domingo, 23 de outubro de 2011

Receita para ficar rico em pouco tempo



Quem não gostaria de ficar rico? Acredito que a maioria das pessoas gostaria muito de enriquecer em pouco tempo, não é mesmo?

Muito bem. Se seu desejo de ganhar muito dinheiro está acima de seus escrúpulos, vai a seguir a receita, em seis passos:

Primeiro passo: Filie-se a um partido da base aliada do governo, preferencialmente, ao PT, PCdoB ou PMDB, pois estes, me parece, são os mais atuantes e beneficiados.

Segundo passo: Não apenas filie-se, mas seja um militante destacado.

Terceiro passo: Crie uma ONG, que pela própria denominação deveria ser uma Organização Não Governamental, isto é, desvinculada do governo. Bem, as aparências enganam.

Quarto passo: Elabore um estatuto que não deixe dúvidas quanto à grande utilidade pública de sua ONG. Se ela for destinada a crianças carentes será perfeita.

Quinto passo: Elabore relatórios fajutos que demonstre toda a atuação junto ao seu público alvo. Pode ser tudo falso, afinal, ninguém vai checar mesmo.

Sexto Passo: Consiga uma boa verba do governo, gaste 10% desta verba com sua atividade fim, doe 20% para o "partido", embolse o restante e vai viver como um marajá.

Obs: No próximo ano solicite um aumento na verba, pois ninguém é de ferro.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Times mineiros à beira do abismo


No inicio do ano, a imprensa esportiva e os torcedores de Minas estavam eufóricos. Depois de muitos anos, Minas Gerais voltava a disputar o Campeonato Brasileiro de Futebol, na Série A, com os seus três principais clubes. E a perspectiva da participação deles era bem positiva.

O Cruzeiro havia feito uma ótima participação no campeonato do ano anterior, quando esteve sempre entre os primeiros colocados e terminou a disputa como vice-campeão. Iniciou a disputa da Taça Libertadores da América de forma espetacular e tudo indicava que seria um forte candidato ao título este ano.

O Atlético embora tenha lutado para não cair para a Série B no ano passado, anunciava a disposição de investir pesado na contratação de jogadores de alto nível e pretendia entrar na disputa pelo título. Alguns sonhadores acreditavam que os dois principais times de Minas iriam travar uma bela disputa pela liderança do campeonato brasileiro.

O América, depois de uma boa participação na Série B do ano passado, voltava em grande estilo para a Série A e tudo indicava que poderia fazer pelo menos uma campanha razoável, que o faria permanecer na Série A.

Doce ilusão! Com o decorrer do campeonato, a realidade se mostrou cruel para os mineiros.

O Cruzeiro começou o campeonato de forma catastrófica. Nas cinco primeiras rodadas, perdeu duas partidas e empatou três, alcançando apenas três pontos em quinze disputados. Trocou de técnico, demitindo Cuca e contratando Joel Santana, que no início de seu trabalho conseguiu cinco vitórias em seis jogos, com ótimo aproveitamento. Em seguida, voltou a perder seguidamente. Em paralelo, o time foi sendo desmontado pela diretoria. No inicio do ano já haviam saído Jonathan e Leonardo Silva. Depois saíram Henrique, Gil, Thiago Ribeiro, Gilberto e Dudu. Wallison, o melhor atacante do time se contundiu seriamente e só volta a jogar no próximo ano. Nova troca de técnico: sai Joel Santana e entre Emerson Ávila. O time continua perdendo. Sai Emerson Ávila e entra Wagner Mancini e as derrotas continuam. Já são onze jogos sem vitória, caminhando para o rebaixamento. Culpa exclusiva do Zezé Perrela, que entrou pobre no Cruzeiro, ficou milionário lá dentro, sabe-se lá como, e agora entrega o time nesta situação ridícula. 

O Atlético investiu em torno de 27 milhões de reais, contratando jogadores que já fizeram sucesso no passado, mas o resultado foi pífio. Continua como nos anos anteriores, lutando para não cair. O Galo é um mistério: tem boa estrutura física, com o melhor centro de treinamento do Brasil, contrata bons treinadores, bons jogadores, paga os salários em dia e não consegue se firmar. É sério candidato ao rebaixamento.
Quanto ao América, este já está, praticamente, na segunda divisão. Tem até jogado bem, mas sempre perde ou empata. Tudo indica que vai comemorar o seu centenário, no próximo ano, na Série B.